URUBUS E SABIÁS Tudo aconteceu numa terra distante, no tempo em que os bichos falavam... Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto, decidiram que, mesmo contra a natureza eles haveriam de se tornar grandes cantores. E para isto fundaram escolas e importaram professores, gargarejaram do-ré-mi-fá, mandaram imprimir diplomas e fizeram competições entre si, para ver quais deles seriam os mais importantes e teriam a permissão para mandar nos outros. Foi assim que eles organizaram concursos e se deram nomes pomposos, e o sonho de cada urubuzinho, instrutor em início de carreira, era se tornar um respeitável urubu titular, a quem todos chamam por Vossa Excelência. Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida. A floresta foi invadida por bandos de pintassilgos, tagarelas, que brincavam com os canários e faziam serenatas com os sabiás... Os velhos urubus entortaram o bico, o rancor encrespou a testa, e eles convocaram pintassilgos, sabiás e canários para um inquérito. "- Onde estão os documentos de seus concursos?" E as pobres aves se olharam perplexas, porque nunca haviam imaginado que tais coisas houvesse. Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente... - Não, assim não pode ser. Cantar sem a titulação devida é um desrespeito à ordem. E os urubus, em uníssono, expulsaram da floresta os passarinhos que cantavam sem alvarás. Moral: Em terra de urubus diplomados não se ouve canto de sabiá. (ALVES, Rubem. Estórias de quem gosta de ensinar.
1. No trecho "Os urubus, aves por natureza becadas, mas sem grandes dotes para o canto", a palavra becadas significa:
a. ( ) Dotada de asas.
b. ( ) Dotada de bico.
c. ( ) Que sabe cantar.
2. Na oração "E as pobres aves se olharam perplexas", o termo sublinhado tem o sentido de:
a. ( ) perspicaz
b. ( ) espantado
c. ( ) compadecidas
3. É possível afirmar que no contexto da história, o que gera o conflito é:
a. ( ) o desejo dos urubus de aprender a cantar.
b. ( ) a competição para eleger o melhor urubu.
c. ( ) a escola para formar aves cantoras.
4. Em "[...] a quem todos chamam por Vossa Excelência", o termo sublinhado pertence à classe dos:
a. ( ) Pronomes pessoais do caso oblíquo. b. ( ) Pronomes possessivos.
c. ( ) Pronomes de tratamento.
5. Assinale (F) falso, ou (V) verdadeiro para as seguintes afirmações sobre a oração: "Tudo ia muito bem até que a doce tranquilidade da hierarquia dos urubus foi estremecida".
a. ( ) "muito" e "bem" são advérbios de intensidade e modo, respectivamente. b. ( ) "até" pertence à classe dos verbos. c. ( ) "foi estremecida" é uma locução verbal.
d. ( ) "tudo" pertence à classe dos pronomes.
e. ( ) "doce" está qualificando a palavra hierarquia.
f. ( ) "urubus" é um substantivo próprio.
6. "Não haviam passado por escolas de canto, porque o canto nascera com elas. E nunca apresentaram um diploma para provar que sabiam cantar, mas cantavam, simplesmente..." Explique através de um parágrafo como você interpreta esse trecho do texto. Pense em situações da vida cotidiana:
por favor me ajudem
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
nao tem como responder
Explicação:
lianisouza:
tem sim é só falar a resposta
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Biologia,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás