Filosofia, perguntado por TOESTUDANDOCARAI, 5 meses atrás

URGENTEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
2- Todas alternativas a seguir são características que distinguem o senso comum do conhecimento científico, EXCETO: *

a) Possibilita conclusões falsas / possibilita conclusões verdadeiras.


b) Preocupa-se com o particular / preocupa-se com o geral.


c) Faz afirmações fragmentárias / faz afirmações unificadoras.


d) Oferece ponto de vista subjetivo / oferece ponto de vista objetivo.


e) Permite conclusões ambíguas / permite conclusões rigorosas.



3- “O mito expressa o mundo e a realidade humana, mas cuja essência é efetivamente uma representação coletiva, que chegou até nós através de várias gerações. E, na medida em que pretende explicar o mundo e o homem, isto é, a complexidade do real, o mito não pode ser lógico: ao revés, é ilógico e irracional. Abre-se como uma janela a todos os ventos; presta-se a todas as interpretações. Decifrar o mito é, pois, decifrar-se”. Sobre os mitos, a única alternativa CORRETA é: *


a) São lendas irreais e não lógicas e não explicam o mundo de maneira eficiente. Todos os povos criaram os seus mitos para passar a sua sabedoria através das gerações, e não para explicar a realidade.


b) Embora o mito seja uma explicação fantástica e não racional da origem do universo, ele não é uma mentira, ou uma história falsa. Em seu sentido original, a palavra mito não significa fábu- la, lenda, invenção, mas o relato verdadeiro de uma história ocorrida nos tempos primordiais, quando, com interferência do sobrenatural, algo passou a existir.


c) Se o mito é uma explicação fantástica, ilógica e que se abre a todas as interpretações, isso significa dizer que a sua racionalidade está na multiplicidade de histórias que, encadeadas, fornecem uma explicação coerente do universo e da história humana. Ao se unirem, os mitos formam um todo lógico, coerente e racional.


d) A pretensão do mito é explicar a realidade, e para que alcance seu objetivo, deve abrir mão da lógica racional, que por definição é limitada. Em seu lugar, apresenta um tipo de discurso aberto a infinitas possibilidades de interpretação.


e) A explicação mítica não difere da filosófica, pois sua intenção é a mesma: explicar a realidade através de argumentos lógicos, e trazer conforto aos seres humanos. Mito e logos são, portan- to, sinônimos absolutos.




4- Leia o fragmento a seguir: “O que é então a liberdade? Nascer é ao mesmo tempo nascer no mundo e nascer do mundo. O mundo está já constituído, mas também não está nunca completamente constituído. Sob o primeiro aspecto, somos solicitados, sob o segundo somos abertos a uma infinidade de possíveis. Mas esta análise ainda é abstrata, pois existimos sob os dois aspectos ao mesmo tempo. Portanto, nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua. (...). A escolha que fazemos de nossa vida sempre tem lugar sobre a base de um certo dado. Minha liberdade pode desviar minha vida de sua direção espontânea, mas por uma série de deslizamentos, primeiramente esposando-a e não por alguma criação absoluta. (...)”(MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes. 1999. p. 608-611.).Com base no fragmento e em outros estudos, considerando o tema da liberdade e do determinismo, a melhor alternativa é aquela que afirma que *


a) o ser humano é definido pela liberdade. Essa liberdade é absoluta, não admite restrições, uma vez que o homem é ser espiritual.


b) o ser humano apresenta uma estrutura dual, sendo constitutivamente corpo e mente, duas substâncias independentes, sem comunicação.


c) a condição do animal homem é condição histórico-cultural; por isso, falar em liberdade implica falar em determinismos naturais e condicionantes culturais.


d) os determinismos agem sobre os seres humanos e, por isso, falar em natureza humana implica negar a existência da liberdade.


e) a liberdade é um sonho que a mente humana persegue; contudo, essa liberdade não se efetiva, pois o homem é sempre um ser marcado pelas leis e tradições da cultura.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Remilly15
1

Resposta:

2) C

3) A

4) D

5) C

6) C

Explicação:

Pesquisei e comparei com outras respostas, pode confiar.

Perguntas interessantes