URGENTEEEEEEEEEEEEEE
PRECISO DE UMA REDAÇAO COM ESSE TEMA, TENHO QUE ENTREGAR AMANHA...
Tem ai alguns textos para ajudar
Tema
A internet como manifestação política: quais as estratégias para se tornar um mecanismo eficaz e democrático
Redação criada por:
Nelma Bomfim Oliveira
Redação para:
Enem
Gênero textual:
Redação - Dissertativo-argumentativo
Proposta:
A partir da leitura dos textos motivadores, e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “A internet como manifestação política: quais as estratégias para se tornar um mecanismo eficaz e democrático?” apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para a defesa do seu ponto de vista.
Textos de Apoio
O direito à informação está expressamente garantido pela Constituição Brasileira de 1988 e pode ser considerado “a base da vida” e “das relações humanas e sociais”. Isso porque somente com o acesso ao conhecimento dos fatos é possível a construção de uma sociedade participativa e democrática, com cidadãos conscientes de si e do contexto no qual se inserem. Todavia, no Brasil, vive se em um estado de “monopólio da informação”, facilitado pelos meios tradicionais de comunicação que possuem os aparatos de alto valor econômico e verdadeiros impérios direcionados apenas à construção e transmissão de fatos e notícias.[...] Por outro lado, as novas mídias, aqui entendidas principalmente pela Internet, em geral [...] se utilizam das novas possibilidades da Internet para aumentarem seu alcance. [...] Nesse sentido, “[...] a internet tem sido o grande meio/veículo articulador de ações coletivas e movimentos sociais. Possibilitou a criação de redes virtuais que viabilizam conexões de grupos que nunca se encontraram fisicamente de fato”. RAMINELLI, F. P. et al. A influência da internet na construção de movimentos sociais em defesa da democratização [...]. Revista de Informação Legislativa, v. 52, n. 105. 2015. (Adaptado).
As plataformas digitais estão incentivando que o usuário se sinta à vontade, com isso, ele está mais fechado em si mesmo. A concordância cognitiva serve muito bem para as marcas, para o direcionamento de anúncios, mas no caso da opinião, ela alimenta um mesmo ponto de vista. O meio, mais do que nunca, favorece a desinformação e radicalização, o que gera incapacidade de convivência. Entrevista com o professor Gustavo Dainezi. Disponível em: .
Pais, responsáveis e professores devem advertir as crianças e os jovens sobre a existência de conteúdos que incitam a violência e a intolerância até mesmo na Internet. Segundo estatísticas especializadas, o número de sites que divulgam ódio e terrorismo só vem aumentando com o passar dos anos. Auxiliados pelos adultos, crianças e adolescentes devem poder refletir e compreender o equívoco dessas ideias, percebendo que não vale a pena acessar tais sites e muito menos divulgá-los ou participar de comunidades relacionadas. Nesse sentido, educá-los para a paz e a tolerância é uma estratégia fundamental. SANTA CATARINA. Ministério Público de Santa Catarina – MPSC. Sobre a intolerância na internet. 2015. Disponível em: . Acesso em: 05 mai. 2019
Soluções para a tarefa
Resposta:
A internet é considerada umas das ferramentas mais utilizadas hoje no mundo - se não, a mais usada. São milhões de pessoas conectadas as redes sociais, jogos, noticias e outros sites de entretenimento. De fato ela nos proporciona prazer, diversão e conhecimento. Mas [vírgula] o uso exagerado das redes sociais ou qualquer outro site vem sendo bastante discutido, já não sabemos se a internet influencia só de modo positivo [ponto final]
Pessoas, milhares delas [vírgula] passam a maior parte de seu dia a dia na internet, conhecendo novas pessoas, criando amizades e até inimizades. Até que ponto isso nos é favorecido? As relações sociais de fato fazem um bem essencial e necessário no [ao] nosso meio, mas as pessoas já não convivem mais tão bem assim, estão trocando a vida real pela virtual.