Urgenteeeeeeeeeeeeee!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Machado de Assis
Dom Casmurro
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Quincas Borba
O Alienista
Aluísio Azevedo
O Cortiço
O Mulato
Casa de Pensão
Explicação:
Joaquim Maria Machado de Assis, mais conhecido como Machado de Assis, foi precursor do realismo brasileiro e fundador e presidente da Academia Brasileira de Letras, sendo esse um de seus maiores e mais importantes feitos.
Publicou mais de 200 contos, 10 romances e demais publicações de diversos gêneros, como folhetins, peças teatrais, contos e crônicas, tornando-se grande referência como cronista de sua época. O autor presenciou acontecimentos históricos, como a abolição da escravidão e a passagem do Brasil Império para Brasil República.
Aluísio Azevedo, autor de romances impactantes, como O mulato, O cortiço e Casa de pensão, é considerado o mais importante representante do naturalismo brasileiro. Estudioso de teorias científicas em destaque na segunda metade do século XIX, o escritor, que também foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, construiu seus romances aplicando conceitos positivistas e deterministas.
Tal aplicação resultou na constituição de personagens cujas ações no enredo são concebidas como frutos do meio geográfico em que acontecem, sendo esses personagens, por vezes, levados a atitudes animalescas. Além da aplicação de uma abordagem científica nos enredos, observa-se um forte teor de crítica às desigualdades sociais, o que torna a obra de Aluísio Azevedo um duro retrato da realidade brasileira.