urgenteeeeeeeeeeee
texto:
O Santuário de Grandes Primatas, em Sorocaba (SP), tem, entre seus 300 animais, alguns que vieram doentes de zoológicos. Muitas entidades que defendem animais consideram que a vida de bichos nos zoos não é adequada, por estarem presos e expostos aos visitantes.
Mas há também quem defenda que os zoológicos são importantes para desenvolver nas pessoas amor pelos animais e o trabalho com pesquisas.
Além do santuário, a cidade de Sorocaba tem um zoológico, que surgiu em 1916 de maneira improvisada. O chamado Jardim dos Bichos funcionou até 1930 e era uma espécie de "depósito", para onde eram levados os animais encontrados na região.
A prefeitura comprou uma chácara e construiu o Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, inaugurado em 1968. Lá, segundo a administração, os animais são expostos com cuidados - os macacos, por exemplo, ficam em uma ilha, longe dos visitantes.Há também educação ambiental e pesquisas.
Em 2004, depois da reforma, os animais ganharam novos recintos, projetados com técnicas e materiais modernos. Por exemplo, as telas são cinza, para não fazer reflexo.
Para Adalto Nunes, administrador do parque, nos zoológicos, os animais "são como embaixadores da natureza".
Para ele, sua função é educativa: "Não é uma vitrine de bichos. As pessoas vêm pelo lazer, e a gente quer que elas venham, mas espera que saiam com a nossa mensagem". O veterinário acredita que os zoos ajudem a desenvolver amor e respeito pelos animais.
pergunts:
a)Em titulo de noticias, costuma-se omitir (deixa de colocar) os artigos, para tornar as frase mais curtas, desde que isso não prejudique a compreensão do testo.qual foi o artigo omitido no inicio do titulo?
b)releia
'' O santuario de Grande Primatas, em Sorocaba (SP), tem, entre seus 300 animais, alguns que vieram doentes ''DE'' zoologicos.''
Se trocássemos ''DE'' por ''DOS'' (vieram dos zoologicos), o sentido da frase mudaria?explique
c)o administrador do parque espera que os visitantes saiam de lá com '' a nossa mensagem''. Pelo contexto, qual é essa mensagem?
d)Releia o final do texto. Quem é o veterinario a que a ultima frase se refere?
obs: coloque as letras me ajudem !!
Soluções para a tarefa
Informações
O GAP (Projeto de Proteção dos Grandes Animais) é um movimento internacional, com representações nos cinco continentes, tem o objetivo de garantir os mesmos direitos aos Grandes Primatas (Chimpanzés, Gorilas e Orangotangos) que nós humanos. O GAP no Brasil: O Projeto GAP no Brasil começou há pouco mais de 1 ano. Um Chimpanzé órfão de 3 meses de idade, de nome GUGA, foi criado como humano. A sensibilização de todos aqueles que colaboraram na criação do GUGA, motivou a pesquisa sobre o motivo pelo qual os seres humanos maltratam e abusam destes seres tão próximos de nós, e desenvolveu o Projeto do GAP Brasil. Na realidade, quem criou o GAP Brasil foi um pequeno Chimpanzé de 3 meses de idade, abandonado aparentemente por sua mãe e criado como humano, e que foi chamado GUGA. Ele foi o primeiro membro não humano do Projeto GAP e a razão de ser do mesmo. No Brasil existe uma legislação avançada que protege nossa Fauna própria, porém não protege os animais estrangeiros, que ficam a mercê da cobiça e da crueldade dos homens. Nossa primeira luta é conseguir que a lei que protege a nossa Fauna seja extendida a toda a FAUNA MUNDIAL, e no caso dos PRIMATAS, assim como um primata brasileiro, que não pode ser vendido, exibido comercialmente, confinado em pequenos recintos, e ser de propriedade de humanos, os Grandes Primatas que compartilham conosco 98,6% de nosso DNA, também tenham esses direitos. No Brasil o problema principal é com Chimpanzés, felizmente Gorilas e Orangotangos quase inexistem. Chimpanzé é nosso principal problema, se estima que existam 150 em poder de humanos, que incluem zoológicos, circos, criadouros particulares e colecionadores. A grande maioria deles são maltratados, abusados, ridicularizados e explorados comercialmente. Um Chimpanzé não é um "Pet" ou animal de companhia. Ele pensa, conhece, sente, se afeiçoa, odeia, sofre, é igual a um humano, a única diferença é que ele não fala. Quando pequeno, pode viver com humanos, após 4 a 5 anos de idade, sua força extraordinária (quando adulto pode carregar 3 homens sozinho) e sua inteligência o convertem em um ser diferente, difícil de dominar. Geralmente nessa idade os donos os encerram em pequenas gaiolas, e os circos os aposentam, condenando-os a viver prisioneiros pelos próximos 40 a 50 anos, que é sua vida média em cativeiro bem cuidado. Alguns circos e pessoas que os usam para explorá-lo, modificam seu corpo para fazê-los mais dóceis, lhe tiram os dentes, os castram, etc. O Ser Humano não tem limites em sua crueldade para dominar outros seres que ele considera inferiores.