História, perguntado por lisasilvals3171, 9 meses atrás

URGENTEEEEEEEEE!
O texto conceitualiza a palavra revolução.

A Revolução é a tentativa, acompanhada do uso da violência, de derrubar as autoridades políticas existentes e de as substituir, a fim de efetuar profundas mudanças nas relações políticas, no ordenamento jurídico-constitucional e na esfera socioeconômica [...]

PASQUINO, Gianfranco. Revolução. In: BOBBIO, N.; MATTEUCCI, N.; PASQUINO, G. Dicionário de Política. Vol. 2. Brasília: UnB, 2004.



Com base no conceito de revolução, apresentado no texto, pode-se compreender que o Golpe Militar de 1964, que instaurou a ditadura no Brasil,


(A)
se classifica como uma revolução, pois alterou profundamente a sociedade brasileira, colocando a população no comando do país.


(B)
não se classifica como revolução, pois o movimento não seguiu acompanhado de violência, dada a proibição da censura e da repressão durante toda a Ditadura Civil-Militar brasileira.


(C)
não se classifica como revolução, pois não efetuou profundas mudanças nas relações políticas e nem na esfera socioeconômica.


(D)
se classifica como revolução, pois contribuiu para a ascensão do Regime Militar, que promoveu uma brusca alteração na estrutura política e socioeconômica, ao garantir a igualdade social no Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por lizdivalindameubebe
1

Resposta:

A letra (D)

Explicação:


lisasilvals3171: por que?
Perguntas interessantes