URGENTEEEEEEEEE
A figura mostra uma régua homogênea de 100g que se encontra em equilíbrio estático, sob a ação de várias forças. Quanto vale a intensidade da força normal exercida pelo suporte que se encontra no meio da régua?
Soluções para a tarefa
Resposta: Sem resposta numérica, podemos apenas afirmar que F1= F2*3 + 1 e Fn=F1 + F2 +1 a partir os dados fornecidos. Recomendo ler a explicação para entender o porquê disso e aprender um pouco sobre equilíbrio estático.
Explicação:
Essa é uma questão que envolve conceitos de Dinâmica, o estudo de como as forças interagem com a matéria. É importante notar a informação que a barra está em equilíbrio estático, ou seja, o conjunto de todas as forças atuando sobre ela não provoca uma aceleração, uma tendência de movimento, ela permanece parada no lugar. A partir disso, podemos inferir que todas as forças atuando em uma direção e sentido, são equilibradas por uma força atuando na mesma direção mas com o sentido oposto, ou seja, se existe uma força puxando para baixo, deve existir outra força puxando para cima, para que somadas, o resultado seja nulo. Nós podemos expressar isso com a equação:
ΣF= 0
O somatório de todas as forças atuando sobre a barra, a força resultante, é zero. Podemos destrinchar essa equação e separar as forças que atuam na direção vertical e na horizontal, vamos chamar cada força de Fy e Fx respectivamente, então:
ΣFy = 0
ΣFx = 0
Vamos guardar essas equações, elas serão utilizadas na resolução do problema.
Outra coisa que devemos perceber, é que também não deve haver rotação da barra em torno de um ponto qualquer, já que ela deve ficar totalmente parada, ou seja, o momento resultante também é nulo. Expressamos isso com a equação:
ΣMp= 0
Sendo p o ponto de referência que vamos usar. Para refrescar a memória, o momento é equivale à tendência de rotação em torno de um ponto específico do corpo gerada por uma força à uma certa distância desse ponto, podemos ver essa relação por meio da equação:
M= F * L
Onde F representa uma força qualquer, e L representa um braço de alavanca, a distância entre essa força e o ponto de referência.
Agora que temos todas as equações necessárias para resolver o problema, vamos trabalhar!
(continua nas imagens)