URGENTEEEEEEEE AJUDA PLS?
Qual estado está sendo a atuação do maracatu? b) Em que avenida foi gravado o maracatu e qual o nome do grupo folclórico?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A)Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É portanto uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
B) Avenida Domingos Olímpio. Maracatu Rei de Paus.
Resposta:
a)Sua origem remonta a época do Brasil Colonial e consiste em uma mistura das culturas africana, portuguesa e indígena. É portanto uma expressão genuinamente brasileira e foi criada no estado de Pernambuco, sendo presente, sobretudo, nas cidades de Olinda, Recife e Nazaré da Mata.
Explicação:
b)O maracatu é uma típica manifestação do folclore brasileiro. A dança de origem africana surgiu em meados do século XVIII, no estado de Pernambuco, nordeste do país. Durante todo o ano, acontecem apresentações da dança nas cidades, sobretudo, em Nazaré da Mata, conhecida como a “Terra do maracatu”.
Além dela, é possível ver manifestações de Maracatu pelas ruas de Olinda e Recife, principalmente durante o carnaval, época em que a cidade costuma receber turistas de diferentes lugares do Brasil.
História
Não existe um registro específico sobre o início do maracatu, mas especula-se que tenha surgido no ano de 1711, em Pernambuco. O maracatu elefante é um dos mais antigos, fundado em Recife no ano de 1800.
A agremiação criada pelo escravo Manuel Santiago recebeu esse nome como uma forma de homenagear o animal que, para os adeptos do candomblé, é protegido por Oxalá, um orixá associado à criação do mundo e da espécie humana.
Até os dias de hoje a dança respeita a tradição de ser conduzida por três calungas. Elas são bonecas negras, feitas em madeiras, com vestimentas bem elaboradas e são carregadas pelas baianas. No maracatu elefante, as bonecas recebem o nome de Dona Leopoldina, Dom Luís e Dona Emília, representando respectivamente Iansã, Xangô e Oxum.
Outro elemento marcante da nação elefante é que ela foi a primeira a ser conduzida por uma matriarca, já que as outras danças eram, até então, conduzidas por figuras masculinas.
Atualmente, o maracatu é dividido em dois tipos: o maracatu nação e o maracatu rural, tido como o mais tradicional pelos dançarinos. Ambos possuem cortejos (desfiles) ricos e cheios de significados, além de um forte apelo pela religião do candomblé.
Todas as apresentações seguem um ritual, organizado desde as melodias compostas pelos instrumentos até o momento em que os dançarinos executam a dança. Além disso, a dança se manifesta através de um enredo composto por diversos personagens.
Os personagens principais são: o rei, a rainha, a dama-de-honra da rainha, a dama-de-honra do rei, o príncipe, a princesa, a dama-de-honra do ministro, o ministro, a dama-de-honra do embaixador e o embaixador.
Também são identificados durante as apresentações o duque, a duquesa, o conde, a condessa, os quatro vassalos, as quatro vassalas, os três calungas, as três damas-do-paço (responsáveis pelas calungas durante o cortejo), o porta-estandarte (porta-bandeira), o escravo, as figuras do tigre e do elefante, o guarda coroa, os batuqueiros, os caboclos e as baianas (yabás).
Dessa forma, a corte do maracatu é formada pelo casal de príncipes, duques e a figura do embaixador, que não é obrigatória. Já a realeza do maracatu, composta pelo rei e rainha, são títulos conquistados de forma hereditária, ou seja, uma tradição passada de geração em geração. O porta-bandeira é um personagem que se veste à moda de Luís XV. Na bandeira consta o nome da agremiação e o ano em que ela foi criada.
Maracatu rural
O maracatu rural, também chamado de baque solto, teve início em meados do século XIX. A dança é mais influente no município de Nazaré da Mata, situada na zona da mata de Pernambuco. O ritmo foi desenvolvido por agricultores e atualmente homenageia a luta dos trabalhadores rurais.
Cerca de 100 grupos se preparam o ano todo para apresentar o maracatu durante o carnaval. Nas ruas das cidades, os cortejos esbanjam beleza e espalham alegria por onde passam. Nesse tipo de manifestação, os personagens mais famosos são os caboclos de lança, conhecidos assim por segurarem uma lança de madeira com as mãos.