⚠⚠URGENTEEEEEEE⚠⚠ Inconfidência Mineira [...] Aproveitando da agitação contra a cobrança do imposto, os inconfidentes contaram com a mobilização popular para alcançarem seus objetivos. Entre os inconfidentes estavam poetas como Claudio Manoel da Costa e Tomas Antonio Gonzaga; os padres Carlos Correia de Toledo, o coronel Joaquim Silvério dos Reis; e o alferes Tiradentes, um dos poucos participantes de origem popular dessa rebelião. Eles iriam proclamar a independência e ...] uma república na região de Minas. [...] SOUSA, Rainer Gonçalves. Inconfidência Mineira. In: Brasil Escola. Disponível em: . Acesso em: 7 fev. 2019. Fragmento Esse texto retrata uma estratégia territorial e cultural de A) comércio. B) negociação. C) religiosidade. D) resistência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
D) Resistência
Explicação: A inconfidência mineira foi uma conspiração de natureza separatista que ocorreu na capitania de Minas Gerais, entre outros motivos, contra a execução da derrama e o domínio português, sendo reprimida pela Coroa portuguesa em 1789.
O texto retrata uma estratégia territorial e cultural de: D) resistência.
A Inconfidência Mineira, também retratada como Conjuração Mineira foi um levante de resistência contra a Coroa Portuguesa, durante o século XVIII, com o propósito de resistir aos altos impostos que a Coroa obrigava os cidadãos a pagar.
Em um cenário de grande lucro, por conta da oferta de minério de ouro, sobretudo na região de Minas Gerais, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes) foi o responsável por liderar o movimento de resistência, que resultou em seu enforcamento e esquartejamento em praça pública, contra os impostos abusivos cobrados pela metrópole.
Veja mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/18436107