Filosofia, perguntado por BlinkDepre, 10 meses atrás

URGENTEEEEEEE!!!!!

a) A estética é um ramo da filosofia que estuda o conceito do BELO ou da beleza. A ideia de beleza é pensada a partir do GOSTO, que é um conceito subjetivo e intimamente ligado ao prazer, as sensações e os sentimentos. A estética também estuda, racionalmente, os valores propostos pelas obras de arte, bem como os sentimentos que suscitam nos sujeitos observadores da arte. Essa afirmação está certa ou errada?

b) Para o filósofo Hegel a BELEZA é a única ideia que resplandece no mundo; reconhece o caráter sensível do belo, mas também afirmar sua essência ideal, que existe no mundo das ideias. Está afirmação está certa ou errada?

c) O filósofo Kant afirma que o BELO é aquilo que agrada universalmente, mesmo que não possa ser julgado intelectualmente, o belo é uma ocasião de prazer, cuja causa reside no sujeito. O juízo estético é o sentimento do sujeito, e não o conceito do objeto. Esta afirmação está certa ou errada?

d) O filósofo Platão acrescenta o conceito de história ao estudo do BELO; entende que a beleza muda de face e de aspecto através dos tempos; afirma que há uma mudança constante que se reflete na arte. Esta afirmação está certa ou errada?

e) Os artistas brasileiros vão além da análise e da crítica das obras de arte ou movimentos para criar, seguindo o panorama artístico do seu tempo, eles propõem novas categorias de análise, indicando e discutindo a mudança de paradigmas, bem como a importância destes para o contexto sociocultural e global. Muitos artistas brasileiros pós-moderno romperam as fronteiras das artes, prevalecendo atitudes críticas da cultura da arte engajada, relacionadas a polêmicas e problemas sociais, políticos e econômicos. Esta afirmação está certa ou errada?

f)A arte desafia nosso intelecto tanto quanto nossas capacidades perceptivas e emocionais. Quando nos expomos a contemplar e compreender uma obra de arte, sem preconceitos e sem impor limites à experiência, todo nosso ser, tudo que somos, pensamos e sentimos se faz presente e contribui para o surgimento de um sentido sensorial. Cada experiência estética educa o nosso gosto, torna a nossa sensibilidade mais aguda, nos enriquece emocionalmente e intelectualmente, por meio do prazer e da compreensão que essa experiência nos proporciona. Esta afirmação está certa ou errada?

g) Os empiristas Locke e Hume relativizam o conceito de BELEZA, afirmando que a beleza não é uma qualidade das coisas, mas sim, o sentimento na mente de quem a contempla. Julgar algo como belo, depende da presença ou ausência de prazer em nossas mentes. Esta afirmação está certa ou errada?

h) A corrente de pensamento Existencialista compreende o BELO como uma qualidade de objetos singulares que são apreendidos pela percepção. O belo ou a beleza também é imanente aos sentidos e a sensibilidade. Se diz que um objeto é belo porque realiza sua finalidade: ser autêntico e verdadeiro. Por ser um objeto singular e sensível, carrega um significado que só pode ser percebido na experiência estética. Esta afirmação está certa ou errada?​

Soluções para a tarefa

Respondido por gleicefcorreia
5

Resposta:

resposta é a H, não tenho muita certeza


BlinkDepre: não mana, é pra falar se cada letra dessa é verdadeira ou falsa, entendeu??
gleicefcorreia: aah siim
gleicefcorreia: ok
gleicefcorreia: fazer e depois eu te explico
BlinkDepre: ok
Hurtado321: Oi eu precisão essas respostas para hoje .
Perguntas interessantes