História, perguntado por agnaldoscaionmar, 10 meses atrás

URGENTEEEEE!!!!
Preciso de um resumo sobre
------> A sociedade mineradora
Foi principalmente em função do ouro que, pela primeira vez na colônia, uma série de núcleos urbanos eram criados próximos uns dos outros. Minas Gerais se transformou num ótimo mercado consumidor com uma sociedade urbana onde, teoricamente, a mobilidade social era possível.

A ilusão do lucro fácil gerou grandes gastos desnecessários, aumentando a pobreza e incentivando a arte (Arcadismo). Houve muita discussão sobre a pobreza mineira.

Durante o século do ouro (1701-1800), a população colonial cresceu 11 vezes, passando de 300 mil habitantes para 3,25 milhões. A capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763 para facilitar o controle da região

Soluções para a tarefa

Respondido por nansoaressilva
1

Resposta:

A sociedade mineradora construiu um modelo urbano de colonização, estratificação social menos rígida que a da "sociedade açucareira", uma sociedade civil relativamente desenvolvida e era fortemente marcada pela religiosidade.

Com a descoberta do ouro no interior do Brasil ao final do século XVII, se formam, nas regiões próximas aos depósitos de ouros, cidades novas (como Ouro Preto e Vila Rica, por exemplo), com um grau de desenvolvimento maior que aquelas que surgiam na exploração do açúcar.

Além disto, a possibilidade de descobrir ouro fazia com que fosse possível (embora não muito provável) que um sujeito se tornasse rico em uma vida, "subindo" de classe, coisa que era praticamente impossível na sociedade do açúcar.

Estes elementos colaboraram para o fortalecimento da sociedade civil, com o emprego cada vez maior de professores ,advogados, médicos e jornalistas, e para a expansão da Igreja na região das Minas Gerais.

Explicação:

O mais resumido  que encontrei pra você espero ter ajudado.

Perguntas interessantes