Biologia, perguntado por min387480, 10 meses atrás

URGENTEEEE!!!

Quando falamos em radiação é importante levar em conta o tempo de exposição ao material radioativo por contaminação ou irradiação. Contudo, temos que levar em consideração que estamos diariamente expostos à radiação proveniente das mais diversas fontes.
Todas as espécies da Terra têm existido e evoluído em ambientes nos quais têm sido expostos à radiação natural. Desde o século passado os humanos e outros organismos vivos têm sido também expostos a fontes artificiais desenvolvidas pelo próprio homem.


80% da exposição à radiação é proveniente de fontes naturais e apenas 20% de fontes artificiais feitas pelo ser humano, principalmente de aplicações da radiação na medicina. 


As fontes naturais de radiação levam em consideração que desde o surgimento do nosso planeta, o meio ambiente tem sido exposto à radiação cósmica, proveniente tanto do espaço quanto de materiais radioativos presentes na crosta e núcleo terrestre.
Apesar da incidência das fontes naturais, nossa exposição pode ser modificada pelas escolhas que fazemos, como vivemos e onde moramos, ou o que comemos e bebemos.
Os edifícios, por exemplo, podem apresentar um gás radioativo específico, chamado Radônio, ou os materiais que compõem o edifício podem conter radionuclídeos que aumentem a exposição à radiação.
Os raios cósmicos são a maior fonte natural de exposição externa à radiação. A maioria desses raios tem origem no mais profundo espaço interestelar; alguns são liberados pelo sol durante as erupções solares. Esses irradiam a Terra diretamente e interagem com a atmosfera, produzindo diferentes tipos de radiação e de materiais radioativos.
Agora tratando-se de fontes artificiais de radiação, temos que as principais origens estão ligadas aos dispositivos de diagnóstico e terapia utilizados na área médica. São os aparelhos de controle, medidores e radiografia usados na indústria e comércio, as instalações do ciclo do combustível nuclear e as máquinas utilizadas na pesquisa científica.

Após ler o texto acima , faça um relato, do que você entendeu.

Soluções para a tarefa

Respondido por Luizcarloscarloslibr
3

Resposta:

INÍCIO

CARREIRAS

RADIOPROTEÇÃO

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

SEGURANÇA DO TRABALHO

QUERO A RADIOPROTEÇÃO DA LINCE RÁDIO

CARREIRAS

SAÚDE E MEIO AMBIENTE

SEGURANÇA DO TRABALHO

RADIOPROTEÇÃO

home » O maior blog de Radioproteção do Brasil » Sem categoria » De onde vem a radiação?

De onde vem a radiação?

André Santiago

André Santiago

Diretor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da LinceRadio

event há 3 anos

av_timer 9 min

De onde vem a radiação?

De onde vem a radiação?

A visão geral é que a radiação só está no contato direto com elementos brilhantes e altamente tóxicos. No entanto é sempre bom lembrar que…

a radiação não tem som, cor ou cheiro.

Radiação é a propagação de energia, na forma de ondas eletromagnéticas ou de partículas. A onda eletromagnética é uma forma de energia, constituída por campos elétricos e campos magnéticos variáveis e oscilando em planos perpendiculares entre si, capazes de propagar-se no espaço. No vácuo, sua velocidade de propagação é de 300.000 km/s.

Os materiais radioativos e a sua decorrente radioatividade produzida existem no espaço sideral desde a origem do universo.

Vários elementos radioativos fizeram parte da formação do planeta Terra e estão aqui até hoje.

Começamos a usar alguns desses elementos a partir do séc. XIX e não paramos até hoje. Sempre aprendendo e desenvolvendo ainda mais as suas potencialidades, mas nunca esquecendo dos seus perigos e cuidados necessários.

Perguntas interessantes