urgenteeee pfvvv
Quais são os desafios Urbanos e rurais do México ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No México o número de habitantes determina se a população é rural ou urbana. Segundo o INEGI (Instituto Nacional de Estadística y Geografía), a população é considerada rural quando tem menos de 2500 habitantes, enquanto a população é considerada urbana quando tem mais do que os 2500 habitantes.
Hoje, em todo o México, 78% da população de 119 milhões de habitantes (Censo 2015) é considerada urbana. O Instituto aponta que em 1950 a população urbana correspondia a 43% do total. Já a Cidade do México que tem cerca de 9 milhões de habitantes, possui 99,5% da população urbana e somente 0,5% rural.
De acordo com Pedro Pinchas Geiger (1963), as primeiras convenções que definiram os critérios para a definição dos quadros urbanos autônomos tiveram como base a demografia, mas podendo somar outros dados. De acordo com o autor, nos Estados Unidos para de ser ter autonomia administrativa era necessário ter 2500 habitantes e ruas pavimentadas. No Chile, entre outras características, era necessário água encanada e luz elétrica. No Haiti, distribuição da população ativa entre setores secundário e terciário.
Já no Brasil, o IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) utiliza, como critério para definição de urbano, o determinado pela legislação. Desse modo, cabe aos municípios determinarem se área é urbana ou rural. Porém, para que seja considerada urbana, deve conter ao menos dois dos seguintes requisitos: meio-fio ou calçamento, com canalização de águas pluviais; abastecimento de água; sistema de esgotos sanitários; rede de iluminação pública, com ou sem posteamento para distribuição domiciliar; escola primária ou posto de saúde a uma distância máxima de 3 (três) quilômetros do imóvel considerado.
A legislação dispõe ainda que A lei municipal pode considerar urbanas as áreas urbanizáveis, ou de expansão urbana, constantes de loteamentos aprovados pelos órgãos competentes, destinados à habitação, à indústria ou ao comércio, mesmo que localizados fora das zonas definidas nos termos do parágrafo anterior.
Todavia, conforme mencionado, o México utiliza o critério demográfico para a conceituação: deve haver pelo menos 2500 habitantes para se configurar quadro urbano. Nota-se que esse dado sobre o México perdura até hoje. No texto “Evolução da rede urbana brasileira”, Geiger ainda indica, citando dados de Pierre George, que a quantidade expressiva de pessoas na conformação do urbano era de 1500 habitantes na Irlanda, 2000 pessoas na França e Alemanha e 5000 na Holanda (1954, apud GEIGER, 1963, p.9).
Explicação: