Química, perguntado por fedidokkkkkkkj223, 7 meses atrás

URGENTEEEE 20 PONTOSSS

Substâncias conhecidas como CFC (sigla que significa clorofluorcarbonos) são responsáveis pela destruição da camada de ozônio, a qual é fundamental na manutenção da vida na Terra. Os CFC, ao alcançarem a estratosfera (região que se encontra entre 15 km e 30 km de altitude), sofrem decomposição, liberando átomos de cloro (CL). Os átomos de cloro reagem com ozônio (O3 ), formando monóxido de cloro (CLO).

No final dos anos 1980, uma equipe de pesquisadores coletou amostras da atmosfera em regiões distintas. Nelas, foram identificadas diferentes concentrações de ozônio e monóxido de cloro. O gráfico a seguir mostra o resultado das análises.

Dado: ppm significa partes por milhão e ppb significa partes por bilhão. Essas duas unidades de medida são de concentração. Quanto maior o valor de ppm ou ppb, mais concentrada é a espécie química em questão.
a) De acordo com o gráfico, qual é a espécie química de maior concentração em latitudes próximas a 63° S?

b) Na latitude 72° S, qual é a espécie química de maior concentração?

c) Um estudante fez a seguinte afirmação após análise do gráfico: “Os CFC, utilizados em diferentes partes do mundo, migram para regiões de maiores latitudes”.

Como a leitura do gráfico e o texto do enunciado permitem confirmar a afirmação do estudante?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Fortizada321
3

Resposta: a)Observando o gráfico é visível que na latitude próxima a 63°S a espécie química com maior concentração é o 0_{3} .

b)Já na latitude 72°S a espécie quimica com maior concentração é o ClO.

c)O gráfico confirma a afirmação do estudante,pois é perceptível o aumento dos CFCs  em regiões com uma maior latitude.

Perguntas interessantes