História, perguntado por kennyfervitoria, 11 meses atrás

URGENTEEE Vamos conceituar os termos da República Velha?

Política do café com leite
Movimento Operário
Guerra de Canudos
Revolta da Chibata
Guerra do Contestado
Coluna Prestes

Alguém pode me ajudar? Por favor?

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por is38silva645
9

Resposta:Política do café com leite - foi uma estrutura de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país. O nome foi dado devido ao café de São Paulo e o leite de Minas Gerais.

Guerra dos Canudos - Foi um conflito no sertão baiano ocorrido em 1896 e 1897, que terminou com a destruição do povoado de Canudos – daí o nome da Guerra. Houve várias batalhas entre tropas do governo federal e um grupo de sertanejos liderados por um líder religioso, Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro (1828 – 1897).

A Revolta da Chibata - foi uma agitação militar na Marinha do Brasil, ocorrida no Rio de Janeiro, de 22 a 27 de novembro de 1910. A luta contra os castigos físicos, baixos salários e as péssimas condições de trabalho são as principais causas da revolta.

Guerra do Contestado - (1912 – 1916) teve lugar na Região Sul do Brasil, entre as fronteiras do Paraná e Santa Catarina, e foi um conflito sócio-político causado pela disputa desses territórios, por isso, recebe o nome de contestado.

Coluna Prestes - Representou um dos movimentos tenentistas de cunho político-militar, ocorrida entre 1925 a 1927,durante o governo do presidente Artur Bernardes. A Coluna Prestes defendia, dentre outras coisas, a reforma educacional (acesso ao ensino público e primário), a reforma social (abolir a desigualdade social), a reforma política (democracia e voto secreto), entre outras.


ddias8748: não me ajudou
cristianeledermann69: e o movimento operario
Perguntas interessantes