Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

URGENTEEE

Onde existe a maior intensidade de atividades ecológicas?

Soluções para a tarefa

Respondido por gustavo72727
1

1- FONTE DO REUSO – Água cinza possuindo resíduos do seu uso (pia, chuveiro)
2- CAIXA DE GORDURA – A caixa de gordura retém os óleos provenientes da água cinza
3- FILTRO COM PLANTAS - O cano conduz a água até a parte inferior do filtro , este cano possui perfurações e é revestido de uma manta que impede que os furos fechem . A água passa por camadas de pedras de tamanhos diferentes, o residuo depositado na camada superior serve de adubo para o plantio.
4- FILTRO COM PLANTAS AQUÁTICAS- O material residual do processo anterior sai por um ladrão. Durante a queda o material é oxigenado. Os resíduos presentes na água servem de alimentos para as plantas aquáticas.
5- LAGO COM PEIXES – Da mesma forma o excesso de água do filtro com plantas sai por um ladrão e é oxigenada na queda no tanque com peixes. Os peixes são indicadores da qualidade da água. Nesta fase pode-se também colocar plantas áquaticas .
6- RESERVATÓRIO – Pode-se armazenar a água em um reservatório enterrado ou suspenso caso a queda por gravidade permita.
7- IRRIGAÇÃO DA HORTA – Através de canos perfurados por baixo da terra o sistema pode estar ligado a uma horta ou pomar.

Os espelhos de água formados pelos filtro biológicos umidificam o ar através da evaporação da água. Próximos à edificação criam um microclima em suas imediações.

Tratamento de resíduos orgânicos

A compostagem aeróbica é um processo biológico de reciclagem de matéria orgânica e nutriente, realizada por microrganismos na presença do oxigênio do ar. O resultado do processo é um composto orgânico rico em nutrientes e excelente recondicionador de solos, o húmus. Este processo existe naturalmente na Natureza (os restos dos animais e plantas mortos decompõem-se e transformam-se em húmus).
Elementos como cascas, restos de legumes e frutas, cascas de ovos, borras de café e chá, aparas de relva, folhas, flores, papel e cartão, palha, madeira não tratada, podem ser aproveitadas para fazer compostagem. Podemos utilizar os restos de alimentos da cantina para produzirmos húmus para ser usado na horta e plantas da escola.

Captação de águas de chuva

O sistema de aproveitamento de águas pluviais em telhado consiste na área de captação atraves do próprio telhado, calhas, filtro para descarte, clorador e reservatórios. E importante a presença de dispositivos de desvio de água das primeiras chuvas.


Telhado - intercepta a água de chuva desviando-a para as calhas. A quantidade de chuva que cai do céu é o primeiro fator determinante do potencial de captação. O índice anual de chuva do local onde se deseja instalar o sistema é uma informação fundamental.

Área de Captação - superfície do telhado ou qualquer outra superfície impermeável em que a água será captada para ser armazenada. O material de que é feito o telhado, a porosidade, a inclinação, e mesmo o estado de conservação afetam a eficiência da drenagem do telhado.
Por exemplo, telhados lisos e metálicos são mais impermeáveis do que telhados de sapé, facilitando o escoamento da água para a calha.

Calhas - fazem com que a água distribuída pelo telhado sejam encaminhadas para o reservatório. Para se ter uma boa eficácia em seu uso deve-se dimensioná-las levando em consideração a quantidade de água que virá do telhado e a sua inclinação até o condutor vertical.

Filtro - deve ser colocado antes que a água chegue ao reservatório. Pode ser uma tela ou mesmo filtros industrializados para reter galhos, folhas, e outras impurezas grosseiras .Um filtro de boa qualidade e em bom estado de conservação, normalmente, não deixa seguir com a sujeira mais do que 10% da água, ou seja, cerca de 90% de água "limpa" segue para o reservatório.

Captação e armazenagem de águas de chuva

Separador de Primeiras Águas - as primeiras chuvas levam a maior parte das impurezas que estão depositadas no telhado, . São "arrastadas" impurezas finas que precisam ser separadas e descartadas. Com esse propósito é utilizado o dispositivo de desvio das primeiras águas de chuva. Um tubo é dimensionado para o volume das primeiras águas residuais. À medida que ele enche a bola sobe e quando cheio tampa a passagem permitindo o fluxo da água menos suja em direção ao reservatório.

Clorador - junto ao reservatório recomenda-se instalar uma bomba dosadora de cloro. Uma vez que há contato manual com a água pluvial a função da bomba dosadora é realizar a desinfecção desta água.

Reservatório – proporciona a armazenagem da água coletada. Esta água é destinada ao abastecimento de pontos voltados a atividades não potáveis. Esses pontos são os seguintes: descarga do vaso sanitário, tanque e torneira externa, para irrigação da horta, lavagem de pisos e outros usos não potáveis.
Vantagens da utilização de água de chuva:


Perguntas interessantes