Filosofia, perguntado por desesperada2022, 3 meses atrás

URGENTEEE ME AJUDEM POR FAVOR

[ p.324 ] Eis que quando alguém tenta , através da dialética , sem o auxilio de nenhum sentido , mas por meio da razão , alcançar a essência de cada coisa e não se detém antes de ter apreendido apenas pela inteligência a essência do bem , atinge o limite do inteligível , como o outro , ainda há pouco , atingia o limite do visível .

EXPLIQUE como o trecho acima corresponde à alegoria da caverna , apresentada ao início do livro VII .​

Soluções para a tarefa

Respondido por diegodasilvabezerra
0

O texto relaciona-se com alegoria da caverna através da libertação do homem preso a correntes, e do seu limite do inteligível ao enxergar nas sombras as figuras artificiais e a luz que as projetava.

Alegoria da caverna

A alegoria da Caverna ou mito da caverna é uma metáfora de Platão que a relaciona os conceitos de escuridão e ignorância, luz e conhecimento e, principalmente, a distinção entre aparência real, fundamental para sua teoria do mundo das ideias ou mundo ideal.

Um dos pioneiros experimentos do pensar, a alegoria da caverna exemplifica a teoria do mundo das ideias e suas projeções no mundo sensível de Platão.

Platão nos descreve a importância do senso crítico e da racionalidade para que os indivíduos possam se “libertar das correntes” e buscar o verdadeiro conhecimento, sendo representado pelo mundo exterior à caverna.

Saiba mais sobre O mito da caverna em:

brainly.com.br/tarefa/21991623

#SPJ9

Perguntas interessantes