URGENTEEE!!!!!!!!!!
Leia com atenção o texto abaixo:
O Tempo da República.
No dia 17 de novembro de 1889, um domingo, às três da madrugada, a família Real partiu acompanhada por alguns poucos autoexilados. Dizem que os novos dirigentes acharam por bem evitar a luz do dia e impedir qualquer reação da população. Já o ex-imperador, procurando manter uma postura altiva, deixava saber que só levaria consigo a primeira edição de Camões: “Essa lhe bastava”. A ideia era fazer valer o dito popular: “Os reis não são expulsos, mas partem”. Mas a história não seria bem essa: Na chegada a Portugal formalizou-se o banimento. Além da expulsão, o decreto de 23 de dezembro de 1889 destinava uma ajuda de 5 mil contos para o estabelecimento do ex-monarca no estrangeiro. D. Pedro rejeitaria, porém, a quantia, numa atitude que irritou o Governo Provisório, o qual, em resposta redigida pelo ministro Rui Barbosa, mudou os termos do acordo, extinguiu as dotações e deu o assunto por encerrado. Era chegada a hora de fechar essa página e iniciar um novo tempo. O tempo da República.
Após a leitura faça em seu caderno de história a produção de imagem de como foi a saída da Família Real do Brasil, segundo o texto, com a proclamação da República.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta e Explicação:
Em finais de Novembro de 1807 a família real portuguesa realiza uma apressada saída de Lisboa para escapar aos invasores franceses. A corte muda-se para o Brasil onde vai ficar até 1821. A família real parte de Lisboa em Novembro de 1807 e chega ao Brasil em Janeiro do ano seguinte.
Bons estudos!
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
ENEM,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Sociologia,
8 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás