Urgenteee Faser um resumo sobre as briofitas ,pteridofitas, gimnosperma e angiosperma mínimo 20 linhas
Soluções para a tarefa
Explicação:
Assim como os animais, as plantas também passam por ciclos evolutivos. Atualmente, existem quatro principais ramificações para classificar o reino Plantae, sendo divididas entre vasculares e avasculares, por exemplo. Essa principal diferenciação entre elas ocorre devido à presença ou ausência de vasos condutores de seiva, que são os responsáveis por espalhar substâncias úteis à sobrevivência da planta.
Botânica é um dos assuntos que mais aparecem em vestibulares, principalmente pelo contato diário que temos com esses seres vivos. Quer garantir esse conhecimento para as próximas provas? Conheça os quatro tipos de plantas:
Briófitas
Legenda: Musgo em pedras, pertence à família Polytrichaceae dentro do filo Bryophyta.
Devido à falta de vascularização, isto é, vasos condutores de seiva, as briófitas são plantas pequenas e encontradas em locais úmidos. Um dos motivos de viverem nesse tipo de ambiente é porque não possuem raízes profundas e necessitam absorver substâncias, como água, por contato direto. O transporte de nutrientes das briófitas ocorre a partir do processo de difusão das células, ou seja, transporte de substâncias pela membrana plasmática sem gasto de energia. Um exemplo de briófitas são os musgos, muito encontrados no bioma tundra.
Reprodução das briófitas
A maior parte das briófitas são plantas sexuadas com fase gametofítica, ou seja, que produzem gametas. Os gametófitos masculinos (anterozóides) são liberados e, por meio de pequenos flagelos e com a ajuda da água, chegam até as plantas femininas. Quando os anterozóides fecundam as oosferas, os gametas femininos, forma-se o zigoto. Conforme o zigoto se desenvolve, surgem os esporófitos, que quando atingem certo nível de maturidade, caem no chão, se fixam e dão origem a uma nova planta.