Urgenteee: Em uma solução saturada com água e fluoreto de bário (BaF2), a concentração do íon Ba2+ é da ordem de 10-3 mol/L. A partir dessa informação, determine o valor do Kps da substância.
Soluções para a tarefa
A concentração do íon Ba²⁺ é da ordem de 10⁻³ mol/L
Olhando a equação de dissociação:
BaF₂ ⇒ Ba²⁺ + 2F⁻
Perceba que para cada 1 molécula de Ba²+ formada são formadas 2 moléculas de F⁻. Desse modo, podemos inferir que a concentração de F⁻ seja o dobro da de Ba²⁺.
Assim, a concentração de F⁻ = 2 . 10⁻³ mol/L
O Kps, será portanto:
Kps(BaF₂) = [Ba²⁺] . [F⁻]²
Kps(BaF₂) = [10⁻³] . [2 . 10⁻³]²
Kps(BaF₂) = 10⁻³ . 4 . 10⁻⁶
Kps(BaF₂) = 4 . 10⁻⁹
O valor de Kps da substância é de 4 x 10⁻⁹.
Produto de solubilidade
A maioria dos sais se dissolvem completamente em água, porém, existem algumas exceções, os chamados sais insolúveis. Entretanto, mesmo os sais insolúveis, uma pequena parcela deste é dissolvida em água. Em uma solução saturada, existe um equilíbrio entre o sal sólido (parte que não solubiliza) e os seus íons dissolvidos.
A constante do produto de solubilidade é igual ao produto das concentrações dos cátions e ânions do sal formados na solução saturada, cada uma delas elevada à potência igual ao seu coeficiente na equação balanceada.
Exemplo:
Para o sal, fluoreto de bário (BaF₂), o produto da solubilidade em água é igual a:
Kps = [Ba²⁺] [F⁻]²
Vale ressaltar que 1 mol de BaF₂ origina 1 mol de Ba²⁺ e 2 mol de F⁻, conforme a reação:
BaF₂ → Ba²⁺ + 2 F⁻
Por esse motivo, a concentração de F⁻ é o dobro da concentração de Ba²⁺ e na equação, a concentração de F⁻ fica elevada ao quadrado, seguindo o coeficiente na equação balanceada.
Se a concentração de Ba²⁺ é da ordem de 10⁻³, a concentração de F⁻ é o dobro, ou seja, 2 x 10⁻³. Inserindo as concentrações na equação, o valor de Kps será encontrado.
Kps = [Ba²⁺] [F⁻]²
Kps = [1 x 10⁻³] [2 x 10⁻³]²
Kps = 4 x 10⁻⁹
Entenda mais sobre produto de solubilidade ou Kps em: https://brainly.com.br/tarefa/14245324?referrer=searchResults
#SPJ2