URGENTEEE!! 1) Como foi a revolução francesa? 2) A revolução francesa marca a passagem da ______________________para a _________________ 3) Qual a situação da França em 1789? 4) Na época da revolução francesa, como estava dividida a sociedade francesa? 5) Como viviam os camponeses na época de revolução francesa? 6) Qual era a posição da burguesia na época da revolução francesa? O que ela reivindicava? 7) Em 1788, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação dos preços. A burguesia intensificou seus ataques ao governo absolutista de luís XVI. O que fez o rei? 8) Por que os representantes dos três estados entraram em conflito na Assembleia dos Estados Gerais? 9) O que foi a queda da Bastilha?
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) A Revolução Francesa foi resultado da crise política, econômica e social que a França enfrentou no final do século XVIII. Essa crise marcou o fim da monarquia absolutista que existia na França há séculos e da antiga ordem de privilégios que constituía o Antigo Regime Francês.
2) a passagem da Idade Moderna para a Contemporanea.
3) Em 1789, a França atravessava uma grave crise econômica, cujos efeitos negativos recaiam sobre o povo. Enquanto o rei Luís XVl, sua esposa Maria Antonieta e a corte francesa viviam luxuosamente no Palácio de Versalhes, o povo passava fome e pagava pesado tributos.
4) A sociedade francesa, na época, estava dividida em três partes, conhecidas como Estados: Primeiro Estado - era o clero francês e estava dividido em alto e baixo. ... O baixo clero era o pobre, estando ligado ao povo em geral e não à nobreza, como o primeiro. Segundo Estado - era a nobreza em geral.
5) Durante a revolução francesa, os camponeses viviam sempre pagando impostos bem altos, enquanto a burguesia só pensava em fazer festas e bailes. Porém,os que mais trabalhavam era os camponeses, sempre tentando sustentar suas famílias.
6) A Burguesia não estava numa posição privilegiada, em razão das Monarquias Absolutistas, principalmente as da Inglaterra; Napoleão era, como de fato demonstrou a história, uma ameaça às monarquias e os Burgueses o apoiavam exatamente para que houvesse a queda das Monarquias e eles ( burgueses ) , enquanto classe social, tivessem suas ascensão . Na verdade quem reivindicava não era a Burguesia e sim o povo proletário, que era o mais massacrado.
7) Em 1788, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação dos preços. A burguesia intensificou seus ataques ao governo de Luís XVI. Temendo uma revolta do povo, o rei nomeou primeiro Turgot e depois Necker como ministros das Finanças.
8) Por que os representantes dos três estados entraram em conflito na Assembleia dos Estados Gerais? Porque enquanto o primeiro e o segundo estados defendiam o voto por ordem social, o terceiro estado reivindicava o voto por cabeça, pois, da outra forma, estaria sempre em desvantagem.
9) A queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789, é considerado o evento que deu início à Revolução Francesa. A Bastilha era uma grande prisão considerada símbolo do Antigo Regime, e sua tomada pela população de Paris espalhou a revolução por toda a França.
Explicação: Espero ter ajudado!
Resposta:
1) Como foi a revolução francesa?
A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país. A Revolução Francesa aconteceu por conta da insatisfação da burguesia com os privilégios que a aristocracia francesa gozava e da insatisfação do povo com sua vida de sofrimentos, marcada pela pobreza e fome.
É um dos acontecimentos mais importantes da história da humanidade porque dela iniciou-se o processo de universalização dos direitos sociais e das liberdades individuais, previstos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Essa revolução também abriu caminho para o republicanismo na Europa e para a democracia representativa. A Revolução Francesa inspirou-se nos ideais do Iluminismo, que surgiram no século XVIII.
2) A revolução francesa marca a passagem da Idade Moderna para a Contemporânea.
3) Qual a situação da França em 1789?
Em 1789, a França atravessava uma grave crise econômica, cujos efeitos negativos recaiam sobre o povo. Enquanto o rei Luís XVl, sua esposa Maria Antonieta e a corte francesa viviam luxuosamente no Palácio de Versalhes, o povo passava fome e pagava pesado tributos.
4) Na época da revolução francesa, como estava dividida a sociedade francesa?
No século XVIII na França, o modelo no qual eles viviam era uma monarquia absolutista, onde o rei tinha o poder absoluto, dentro desse sistema de sociedade estamental existiam três estados, o primeiro estado era representado pelos altos membros do clero, ou seja, os bispos e outros cleros da igreja católica, no segundo estado tenhamos o representantes da nobreza, também conhecidos como aristocracia francesa que era as pessoas que tinham a função militar ou jurídica. Já no terceiro estado era a burguesia, o baixo clero, comerciantes e camponeses que no total era 97% da população. A desigualdade social era muito forte, a nobreza e o clero festejavam todos os dias e viviam no luxo, já que eles recebiam muitos tributos pelas terras que haviam. Enquanto isso o povo vivia na miséria, produzindo o que seria usado pelo primeiro e segundo estado. Seu estado era determinado pelo seu nascimento, então não importava quanto você trabalhasse, seria impossível crescer economicamente ou socialmente. Não havia mobilidade social, ou seja, um camponês nunca viraria nobre e um nobre nunca viraria camponês.
5) Como viviam os camponeses na época de revolução francesa?
Os camponeses viviam sempre pagando impostos bem altos, enquanto a burguesia só pensava em fazer festas e bailes. Porém,os que mais trabalhavam era os camponeses, sempre tentando sustentar suas famílias
6) Qual era a posição da burguesia na época da revolução francesa? O que ela reivindicava?
A burguesia apoiava a revolução francesa,isso porque os nobres abusavam do poder que possuíam, ela reivindicava o fim de privilégios para os nobres.
7) Em 1788, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação dos preços. A burguesia intensificou seus ataques ao governo absolutista de luís XVI. O que fez o rei?
Em 1788, a França enfrentou uma longa seca, o que provocou a escassez de alimentos e a elevação dos preços. A burguesia intensificou seus ataques ao governo de Luís XVI. Temendo uma revolta do povo, o rei nomeou primeiro Turgot e depois Necker como ministros das Finanças.
8) Por que os representantes dos três estados entraram em conflito na Assembleia dos Estados Gerais?
Porque enquanto o primeiro e o segundo estados defendiam o voto por ordem social, o terceiro estado reivindicava o voto por cabeça, pois, da outra forma, estaria sempre em desvantagem.
9) O que foi a queda da Bastilha?
A Queda da Bastilha é o evento que marca o início da Revolução Francesa, tendo ocorrido em 14 de Julho de 1789. A Bastilha era uma prisão medieval (localizada em Paris) onde ficavam presos políticos que iam contra o absolutismo. Foi quando as camadas populares de paris incluindo os Sans-culotte (os trabalhadores e pequenos proprietários lideres das manifestações, os ‘’sem calção’’. O culute era um tipo de calção apertado utilizado pela nobreza), enfurecidos decidem pegar armas e lutar pelos seus ideais. Esse acontecimento ficou tão marcante que espalhou o processo revolucionário por toda a França, até as zonas rurais, os camponeses temiam a reação dos aristocratas aos acontecimentos, com medo de eles deixarem a população sem alimento, então a conclusão deles foram atacar primeiro, invadindo as propriedades aristocratas, saqueando e assassinado os proprietários, além de exigir o fim de alguns impostos e mais comida. Isso ficou conhecido como o Grande Medo e foi parte da radicalização do povo, e assim uma serie de mudanças se seguiu pela França.