URGENTEE
Descreva e caracterize os diversos tipos de conhecimento humano (senso comum, mito, filosofia, ciência)
Soluções para a tarefa
O senso comum é a conexão entre a imaginação e a razão, não tem fundamentação teórica e é de domínio público. É um conhecimento aprendido e não aprofundado. Exemplo: o sol vai nascer amanhã.
O mito ou a religião é a confiança na imaginação, no inexplicável, é acreditar em algo cuja sua existência não pode ser provada, é relacionar-se com o metafísico. Exemplo: a fé em Deus, e seu símbolo é a cruz; sua relação com o fiel é de submissão, medo e confiança.
A tecnologia seria a ciência, que é a relação de causa e efeito - o método empírico. Exemplo: a ciência é composta pela tese (certeza, comprovação) e pela hipótese (incerteza, possibilidade). A ciência não inventa, ela descobre.
A arte é menosprezada as escolas e nas ruas, pois não tem razão e sim sensibilidade. É a representação do real. Exemplo: as obras do Renascentismo caracterizam-se pelo tridimensional, as do Antropocentrismo colocavam o homem no centro.
E falta a Filosofia, que é a primazia da racionalidade - fundamentação teórica e crítica, um conhecimento verticalizado e totalizante. Exemplo: a filosofia não traz respostas, mas sim levanta perguntas, e são as perguntas que movem o mundo. O objetivo da filosofia é dar uma conotação filosófica em todas as áreas do conhecimento de forma profunda.
Resposta:
senso comum- conhecimento popular
mito - conhecimento geralmente associado as crenças de um povo
filosofia - surge a partir da busca da razão e uma sofisticação do sendo comum.
teologia - conhecimento acerca de Deus
ciência - conhecimento que tem metódico e com embalsamento.
artes - conceito subjetivo elaborado pelo ser humano.