URGENTEE :( :(
Arthur comprou um equipamento eletrônico utilizado para medir distâncias chamado trena a laser. Para testá-lo, Arthur se dirige a uma pequena torre com o corpo totalmente vertical em relação ao solo em um ponto localizado a 12 m dela (do pé de Arthur à base da torre). A partir desse mesmo ponto, Arthur estica totalmente seu braço, de 1 m, e, com a trena na mão, mira o laser no topo da torre, que indica uma distância de 19 m. O comprimento do ombro de Arthur até o solo é de 1,6 m.
O comprimento da torre, em metros, é igual a
a) 14,4.
b) 15.
c) 16.
d) 16,6.
e) 17,6.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa E: 17,6 metros.
Explicação passo-a-passo:
Essa questão está relacionada com Teorema de Pitágoras. Note que é formado um triângulo retângulo entre Arthur, a base da torre e o topo da torre.
Nesse caso, temos duas medidas: a marcação de 19 metros da trena a laser e a distância de 12 metros de Arthur para a torre. Contudo, note que o braço esticado de Arthur mede 1 metro, valor que devemos somar ao comprimento indicado na trena.
Desse modo, possuímos a hipotenusa e um dos catetos do triângulo. Aplicando Pitágoras, podemos calcular o valor do outro cateto, que será igual a:
Contudo, ainda devemos somar a distância do ombro de Arthur até o chão, no valor de 1,6 metro. Portanto, podemos concluir que a altura da torre é 17,6 metros.