URGENTEE!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Soluções para a tarefa
1-ato ou efeito de derivar-se
2-Os conceitos em muitos aspectos são sememlhantes e confunde muito os estudante e candidatos à concursos público. É sempre importante ter em mente as diferenças conceituais na disciplina de português tendo em vista que tal fator pode torna-se diferencial no momento de prova sobretudo ao ler o enunciado da questão.
Assim sendo vamos abordar a diferença entre estes dois conceitos. Antes de tudo é sempre bom lembrar que a derivação é uma espécie de formação de palavra que por sua vez compreende outras formas como o Hibridismo e a Composição. É por meio de tais processos que criamos novos termos partindo de palavaras primitivas ou união de diferentes palavras que possuem radicais distintos ou o outros termos.
Estando no mesmo genêro de formação de palavras, que é a derivação, a derivação prefixal e sufixal e parassintética são portanto conceitos muito próximos e que se confundem. Já definimos previamente o que é cada uma delas.
3-A derivação parassintética ocorre pelo acréscimo, ao mesmo tempo, de um prefixo e um sufixo a um radical já existente. Ela é uma das espécies de formação de palavras por meio da Derivação.
4-A derivação Prefixal e Sufixal é o fenômeno que ocorre simultaneamente com acréscimos independentes de sufixo e prefixos a uma palavra primitiva já existente. devemos destacar que há uma enorme diferença entre derivação prefixal e sufixal com a derivação parassintética.
5-´Derivação Regressiva: Esse tipo de derivação consiste não no acréscimo de sufixo, mas na redução da palavra primitiva, originando-se um novo vocábulo: atraso (atrasar), mergulho (mergulhar), combate (combater), corte (cortar), sobra (sobrar), renuncia (renunciar), pesca (pescar), castigo (castigar), etc.
Derivação prefixal é o processo de formação que acrescenta um prefixo a palavra primitiva. Esses prefixos possuem significados que mudam a semântica da palavra primitiva Ex. montar- desmontar
Derivação sufixal , é um processo de formar palavras no qual um sufixo ou mais são acrescentados à palavra primitiva. Ex. realmente, folhagem.
Consiste também no acréscimo de um prefixo ao radical, de modo a fazer com que a palavra não exista apenas com um ou com outro. representa um processo que dá origem principalmente a verbos obtidos a partir de substantivos e adjetivos. Ex. Abençoar - bênção
amanhecer - manhã
amaldiçoar - maldição
Consiste na formação de uma nova palavra a partir do acréscimo simultâneo de um prefixo e de um sufixo ao radical. Ex. desigualdade, infelizmente ,desvalorização.
A derivação regressiva existe quando o morfemas palavra primitiva desaparece. Ex. mengo (Flamengo) dança (dançar) portuga (português).
Composição é o processo que forma palavras compostas a partir da junção dos dois mais radicais.
composição por justaposição ocorre quando juntamos duas ou mais palavras ou radicais não ocorre alteração fonética. Ex. passatempo, quinta-feira, girassol, couve-flor.