URGENTE
v ou f
As tradições linguísticas ou as linguas faladas pelos povos operam, assim com sentidos que são deslizados, permanecem fixos e imoveis, não se alteram, associam-se, aumentam, diminuem, enfim, não são dinâmicos.
Os seres humanos possuem um tendencia determinante que obriga a se reunir.
É impossível aformar que as filosofias medievais foram desenvolvidas em ligação direta com a crença em Deus.
O sentido propriamente dito da liberdade seria aquele em que o individuo toma consciência de seus limites e mostra-se incapaz de se orientar por convicção no caminho do bem.
O trabalho de Copérnico a politica passa a ser tratada como um saber e uma prática específica e ainda vista como uma parte da reflexão sobre a ação moral ou ética.
Fílon de Alexandria foi o primeiro pensador a relacionar dados da fé bíblica com pesquisas filosóficas.
Sociedade é uma livre associação entre indivíduos, com o objetivo de realizar trocas que permitam organizar a vida humana e continuá-la.
Os seres humanos são dotados de liberdade.
As mercadorias e o desejo de consumir coisas e serviços afastam as pessoas a ficar tão seduzidas que elas organizaram suas vidas em torno do dinheiro, para poder obter aquilos que eles permitem comprar.
A natureza humana, segundo Kant, é o conjunte de leis naturais que orientam a ação dos indivíduos e dos grupos de acordo com as finalidade.
os filósofos cristãos sabiam que os dados aprendidos na experiência religiosa eram possíveis de ser afirmados do mesmo modo como se podia falar da physis ou de outras realidades aprendidas na observação do mundo.
Tomas de Aquino defendia abertamente a Filosofia como serva da Teologia, também insistia na utilidade de estudar filosofia por si mesma e pensava que a filosofia podia se limitar na Teologia.
Diferente da água que vemos sair da torneira ou correr nos rios, a água que Tales é uma água "pensada" imaginada, quer dizer, transformada em sentido (arché) de tudo o que existe.
Alguns filósofos interpretaram as desigualdades sociais como algo natural, ou seja, como resultado de modo de ser que a Natureza impõe aos indivíduos.
Um dado parece ser comum nos autores modernos: eles buscavam criar filosofias inteiramente novas e, em maior ou menor grau, por ruptura com o passado.
Embora Freud adotasse um modelo cientifico para conceber o ser humano, seu trabalho levantou um dado que abalou profundamente a crença na razão como capacidade ordenadora, o ser humano, mesmo quando crê agir racionalmente, é influenciado por uma dimensão de seu psiquismo que não obedece a razão, o inconsciente.
Os seres humanos se vangloriam de sua liberdade; acreditam que são a origem ou o princípio de suas ações, quando, na verdade, só conhecem seus desejos, e não as causas deles.
Em meio ao gênero animal, a diferença especifica dos seres humanos está em sua possibilidade de refletir sobre suas próprias experiências e participar da construção do sentido dado a elas.
A filosofia de Espinosa é um grande elogio da capacidade humana de tomar consciência dos seus impulsos, bem como de tudo que condiciona os indivíduos, a fim de poder operar racionalmente com tais impulsos e condicionamentos, lidando com eles e determinando também irracionalmente o rumos da existência.
De acordo com os liberais, todo ser humano tem direito de agir como quer, desde que não prejudique os seus semelhantes. Dessa perspectiva, as desigualdades existentes no interior de uma sociedade seriam positivas, pois traduziriam as diferentes maneiras como cada individuo, por livre iniciativa, constrói sua vida. Elas não seriam injustas nem algo ruim.
Soluções para a tarefa
A sequência que melhor se aplica está em: F-V-F-F-V-V-V-V-V-V-V-F-V-V-V-V-F-V-V-F.
A filosofia medieval teve sua ascensão na idade média, e, seus objetivos eram todos voltados para a influência que a ciência nesse período tinha da igreja católica.
Para ser mais exato, a igreja católica comandava a cultura, a economia e o espaço social dos indivíduos, o que refletia diretamente na ciência e no campo de pesquisa, inclusive no pensamento filosófico.
A partir do século XV a filosofia moderna e a filosofia contemporânea se estabeleceram até o século XIX, onde o mundo passou por mudanças como a Revolução Industrial, Francesa, etc; Sabendo disso, seu início foi marcado pelo Renascimento, onde a concepção da razão teve um crescimento, sendo rebuscado o desejo de razão, dos quais podemos destacar os seguintes períodos:
1 - Filosofia no Renascimento;
No século XVII;
No século XVIII;
E por fim, no século XIX.
Filosofia contemporânea características:
A filosofia moderna abarcava um contexto amplo, indo na direção do antropocentrismo e do humanismo, com destaque para o cientificismo, assim como o racionalismo, indo na contramão do pensamento religioso, já que o empirismo, se ligava ao contexto iluminista e do renascimento; Questionando assim a natureza humana, e, a relação do homem com o espaço ao seu redor.