Física, perguntado por tonystark3380, 8 meses atrás

URGENTE!!!!!!!
Uma indústria alimentícia fornece a uma panificadora pacotes fechados com 5kg de margarina. A densidade da margarina é 0,90kg/L. Dependendo da quantidade de biscoitos que o padeiro precisa produzir, utiliza quantidades diferentes de margarina.

Suponha que o padeiro divida um bloco de 5 kg de margarina exatamente ao meio. Uma das metades foi guardada na geladeira e a outra metade é novamente cortada, exatamente ao meio. Em seguida, o padeiro mede em uma balança a massa desse pedaço, que corresponde a 1/4 do pedaço inteiro, quantidade indicada na receita para a produção dos biscoitos.

a) Qual será a densidade da metade do pacote guardado na geladeira e do pedaço utilizado pelo padeiro na receita de biscoitos? Justifique.

b) Qual é, em litros, o volume aproximado de 1kg dessa margarina?

c) Em uma receita de “biscoitos amanteigados”, indica-se que são necessários dois litros de margarina derretida para misturar com os outros ingredientes. Qual é a massa aproximada de margarina, em quilogramas, que o padeiro deverá utilizar nessa receita? Considere que a densidade da margarina não varia com a temperatura

d) Em Paulínia, a Petrobras, distribuidora de combustíveis, possui muitos reservatórios (tanques) que podem armazenar grande quantidade de álcool combustível. Em um dos tanques estavam armazenados 77,5 m³ de álcool. Dele foram retirados apenas 4.500L de álcool. Qual é a quantidade de álcool, em m³, que sobrou no tanque?

Soluções para a tarefa

Respondido por DuarteBianca0
3

Resposta:

a) A densidade do pacote na geladeira e também a que irá para os biscoitos continua sendo a densidade da margarina, pois a densidade da margarina é calculada em unidade de massa por unidade de volume. Portanto, se eu pegar 100 g de margarina ou 10 toneladas de margarina, elas terão a mesma densidade.

b) v ≈ 1,11 L

c) 1,8 kg

d) 73 m³

Explicação:

b) note que:

d = m / v

portanto:

v = m / d

Sendo:

m = 1

d = 0,9

v = 1/0,9

v = 1,11... L ou 10/9 L

c)

d = m/v

Portanto:

m = d × v

Sendo:

d = 0,9

v = 2 L

m = 0,9 × 2

m = 1,8 kg

d)

Note que:

  • 1 L = 1 dm³
  • 1 m³ = 10³ dm³

Logo,

  • 1 m³ = 10³ L

Ou seja, para passar 4500 L para m³, dividimos por 10³:

4500/10³ = 4500/1000 =4,5 m³

Vamos retirar de 77,5:

77,5 - 4,5 = 73 m³

Perguntas interessantes