URGENTE !!!
Uma bola de borracha com massa 2kg é abandonada em repouso a altura de 20m, caindo sobre o solo.Calcule a velocidade com que a bola toca o solo.
Soluções para a tarefa
Desconsiderando a ação de forças dissipativas como a resistência do ar, por exemplo, podemos utilizar a conservação de energia mecânica para a situação descrita no texto.
A energia mecânica (Em) é dada pela soma entre energia cinética (Ec) do corpo e energias potenciais (gravitacional, elástica ...).
Com a conservação de energia mecânica, podemos afirmar que, para qualquer instante do movimento do corpo, a energia mecânica se manterá constante, havendo apenas transformações de energia cinética em potenciais e vice-versa.
No instante inicial, a bola se encontra parada (repouso), logo sua energia cinética inicial é nula, tendo apenas energia potencial gravitacional.
Já no instante final, quando entra em contato com o solo, sua energia potencial gravitacional é nula e sua energia cinética máxima.
Sabendo que:
Assim, podemos montar uma equação de conservação da energia mecânica e calcular o valor da velocidade no final do movimento: