URGENTE !!!
Um corpo de massa igual a 1kg e velocidade constante de 56km/h choca-se com uma mola de constante elástica 150N/m. Desprezando os atritos, calcule a máxima deformação sofrida pela mola
Soluções para a tarefa
Resposta:
x ≈ 1,27 m
Explicação:
Como sugere o texto, vamos desconsiderar a ação de forças dissipativas e, assim, podemos utilizar a conservação de energia mecânica para a situação descrita no texto.
A energia mecânica (Em) é dada pela soma entre energia cinética (Ec) do corpo e energias potenciais (gravitacional, elástica ...).
Com a conservação de energia mecânica, podemos afirmar que, para qualquer instante do movimento do corpo, a energia mecânica se manterá constante, havendo apenas transformações de energia cinética em potenciais e vice-versa.
No instante inicial, o corpo se encontra em M.U com velocidade de 56 km/h, sem qualquer energia potencial significativa.
Já no instante final, a mola "freia" o corpo e toda energia cinética é transformada em energia potencial elástica armazenada na mola.
Sabendo que:
Antes de prosseguirmos, note que a velocidade não está no S.I como os outros dados, vamos converte-la para m/s:
Por fim, podemos montar uma equação de conservação da energia mecânica e calcular o valor da deformação sofrida pela mola: