URGENTE...
Roda de bicicleta (1917) faz parte da série de "ready-mades" construidos por Marcel Duchamp e introduz, na historia da arte, uma nova maneira de produção artística. Indique, a partir da reprodução da obra acima (não tem como eu colocar a imagem), quais são os elementos inovadores utilizados por Duchamp e explique em que sentido esse trabalho é considerado uma obra de arte:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Nmrl, eu estudei isso, mas a arte dele que fez sucesso foi a do vaso de shoppings, mas como vc quer saber da roda, então ficou bastante conhecida pq ninguém na época tinha imaginação para descontextualizar as coisas
Duchamp, com seus ''ready-mades'', retira objetos do cotidiano ( roda, banqueta, vaso sanitário, etc) procurando destituir-lhes de sua função real para recolocá-los ''metaforicamente em uma nova dimensão, descaracterizando-os para discutir o ''verdadeiro'' valor da arte. No caso da ''Roda de Bicicleta'', tanto a banqueta como a roda assumem uma releitura. Ao buscar discutir as diferentes linguagens artísticas, colocando em xeque os valores tradicionais, paradoxalmente, Duchamp cria novas formas de arte.
Marcel Duchamp foi um artista modernista, mais especificamente dadaísta. Suas obras traziam itens e objetos de uso cotidiano para o museu, como forma de promover uma antiobra de arte. Suas obras mais conhecidas atualmente são o Urinol e a Roda de Bicicleta (imagem).
Com isso, ele buscava justamente incomodar e levantar a estranheza
A obra em questão anunciava a inauguração do ready made, que era produzir uma obra de arte utilizando algum objeto pronto. Ou seja, ele, como artista, só teve o "trabalho" de juntar uma roda de bicicleta a um banco. Em momento algum ele utilizou alguma matéria prima para moldar e criar o objeto que expunha.
roda de bicicleta (1913)é considerada uma das obras mais representadas do dadaísmo da Fraça,sendo uma das mais notórias obras do artista Marcel Duchamp.Esta roda de bicicleta aparafusada a um banco desafiou as idéias tradicionalmente pré -concebidas sobre a definição de arte.