URGENTE !!!
Resumo do livro:
"A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta".
Autor: Ariano Suassuna.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Obra-prima do Sertão e do Brasil
Obra-prima do grande Ariano Suassuna. Conta a história de um sertanejo em sua saga para herdar o Reino do Sertão e do Brasil. E isso nos leva a cruzamentos fantásticos entre o real e o imaginário, do passado e do presente, do regional e suas ascendências tanto no país, quanto fora. O Sertão é o mundo.
Aliás, é muito massa quando ele fica comparando a cultura sertaneja com culturas estrangeiras, até canônicas, como a grega, com fanfarronice, inclusive com aplicações de e inversões de pontos de vista originais.
A imagem do protagonista querendo se tornar rei me fez lembrar de uma entrevista em que o autor reflete sobre a valorização da cultura pelo sertanejo pobre, ainda que venha a gastar o que não tem por "um pouco" de orgulho próprio.
O livro é expressão de um povo sofrido de forma "sonhosa". É mais do que o próprio enredo, pois mistura poesia, religiosidade, história, sociologia, pesquisa, imaginação e o amor contido no estilo vigoroso do escritor.
Sou fã de livros com cenários nordestinos. E esse, além de trazer as imagens já conhecidas em outras obras afins, vai além, e expressa o universo sertanejo quase como tese, racional e passional, pois tem muito de estudo, leitura, mas também muito de memória afetiva, nessa obra mágica que Suassuna nos presenteia.
Valeu a pena. Requer fôlego. Vou guardar mais para em outro momento pegar o "Romance de dom Pantero no palco dos pecadores", última obra sua, chamada por ele de "obra de minha vida".
Acho fantástico o valor que ele extrai e impregna no Sertão, bem como sua valorização de obras do erudito ao popular, deixando tanta referência pelo caminho, que já iniciei, enquanto lia esse, a leitura de uma biografia do controverso Padre Cícero.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Espero ter lhe ajudado bons estudos ⊂(・▽・⊂)