URGENTE
Resumo breve do livro o "feijão e o sonho"
Soluções para a tarefa
Aquele que disser que nunca vivenciou o conflito entre profissão e sonho decerto mente. É sobre esse questionamento interno que nos fazemos desde a mais tenra idade que Orígenes Lessa (1903-1986) construiu o romance O Feijão e o Sonho, lançado em 1938.
A trama volta-se sobre o casal Juca – apelido de José Campos Lara – e Maria Rosa, que experimentam, em seu convívio familiar, uma inalterável dicotomia entre as forças que dão título à obra: o feijão, que representa a dedicação ao trabalho para fins de prover o sustento material da família; e o sonho, que simboliza a devoção de si às coisas que edificam o espírito, mas não a carne.
Maria Rosa representa o lado racional humano, sempre preocupada com a capacidade de o marido obter, por meio de seu trabalho, as condições financeiras suficientes para garantir o sustento do casal e de seus filhos. O poeta Juca representa o aspecto fantástico humano, aquele quase utópico que todos nós temos; aquele que surge para nos fazer refletir acerca das convicções que possuímos sobre trabalho e nosso lugar no mundo.
Alguns aspectos técnicos deveras enriquecedores me chamaram a atenção durante a leitura. Apesar de narrado na terceira pessoa, é possível observar mudanças de forma de acordo com o protagonista do capítulo. Nas seções lideradas por Maria Rosa, tem-se estruturas enxutas, parágrafos curtos, descrições práticas das coisas e diálogos em demasia. Observa-se uma valorização do aspecto racional em todos os sentidos. Todavia, com o protagonismo de Campos Lara, descortinam-se descrições filosóficas, com alegorias e metáforas, fluxos de consciência e uma apreciação dos valores emotivos dos fatos e dos objetos.
Não entendi muito bem o fato de o livro ter sido publicado, a partir de 1983, na Coleção Vaga-Lume da editora Ática, que, para quem não se lembra, é uma série de livros voltada ao publico infanto-juvenil. No site da editora, consta a informação de que o livro é recomendado aos anos escolares oitavo e nono, ou seja, para alunos com idade entre 13 e 14 anos. Em determinado trecho, o barbeiro de uma cidade do interior onde Campos Lara teve de se radicar conta uma história ao poeta sobre uma prostituta que morava no município. No diálogo, o barbeiro, apelidado de “Oficial” pela gente do povoado, detalha com alguns adjetivos as atribuições físicas da mencionada moça, alguns episódios de violência e, por fim, conta como ele vive com sequelas físicas por conta de uma doença sexualmente transmissível que adquiriu em um encontro com aquela profissional
Obviamente que as pequenas falhas encontradas no texto são compensadas pela grandiosidade do livro de Lessa, que criou uma obra que transcende o próprio tempo. As reflexões não respondidas permanecem até hoje tanto na nossa identidade coletiva quanto no âmago de nossas almas.
A seguir, analisaremos um breve resumo do livro "Feijão e o Sonho", de Orígenes Lessa:
A história gira em torno das diversas fases da vida de um casal, que é composto por Juca e Maria Rosa. O homem é um poeta que vive em meio aos livros, enquanto que a mulher é uma dona de casa, e os dois vivem em desavenças.
Maria Rosa é "pé no chão", analisando friamente o presente, enquanto que Juca é um sonhador nato, que idealiza o futuro de forma romântica.
Um resumo é feito para que haja a síntese de alguma coisa, de modo que haja o fornecimento dos detalhes mais importantes e necessários de um acontecimento.
Veja mais sobre resumo em:
brainly.com.br/tarefa/20234847