ENEM, perguntado por lorennamorais946, 9 meses atrás

*URGENTE*
RESENHA CRITICA DE UM LIVRO

Soluções para a tarefa

Respondido por natancruzbianchi
9

Resenha Crítica

A revolução dos bichos

  • Em A Revolução dos Bichos, de George Orwell, conhecemos a história de um conjunto de animais de uma fazenda, que decidem se revoltar com o fazendeiro.
  • Trata-se de uma fábula, ou seja, o enredo gira em torno de animais que possuem características humanas. O livro faz analogia e crítica direta a Revolução Russa. O livro foi publicado em 1945, logo após George Orwell ter sido jornalista na Guerra Civil Espanhola. Nessa, ele pode viver na pele os problemas e a miséria enfrentados pela população espanhola devido ao regime comunista.
  • Ele percebeu que o socialismo/comunismo na Rússia e posteriormente na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), estava indo pro mesmo caminho, por isso decidiu escrever o livro.
  • No livro os animais se organizam e decidem fazer uma rebelião, retirando os humanos opressores do poder. No início a revolução foi um sucesso e todos os animais estavam felizes com as mudanças. Porém com o tempo, os porcos Napoleão e Bola de Neve começam a incorporarem para eles mesmo, algumas regalias, como trabalhar menos e poder beber e comer alimentos que os outros animais não podiam comer.
  • Podemos ver já de início a primeira analogia a Revolução Russa, no início da revolução todos lutaram pela igualdade, mas com o passar do tempo, quem lidera a nação (Lênin e Stalin), desfruta de privilégios que o restante da população nem sequer sonhava em ter.
  • Ao decorrer do enredo, os porcos passam a manipular cada vez mais as informações e até deturpam os 7 mandamentos criados pelos animais no início da revolução.
  • Na URSS houve a utilização de propagandas em massa a favor do governo. Muitas vezes o governo estava em cise, mas a população soviética acreditava que aquela realidade era a melhor que ele podiam ter em consequência direta da manipulação midiática governamental.
  • Além disso, na área acadêmica e na ciência e em tantas outras áreas  a população também foi manipulada. Segundo a psicologia e a psiquiatria do país, quem queria liberdade era considerado esquizofrênico. Os cientistas russos acreditavam que se fosse arrancado uma folha de uma planta, os descendentes dessa planta nasceriam sem folha.
  • Infere-se, portanto, que a Obra A Revolução dos Bichos é um ótimo livro para entender a Revolução Russa. Somado ao fato de ser um livro que até uma criança consegue ler,é uma ótima introdução para esse evento histórico.
Perguntas interessantes