Geografia, perguntado por pedrin23456, 5 meses atrás

URGENTE!!!!! Redação sobre: Rússia - de superpotência a país emergente Colocar: introdução desenvolvimento conclusão e referencia bibliográfica.

Soluções para a tarefa

Respondido por birrabiju
0

Uma superpotência emergente é um país ou conjunto de países, como no caso da União Europeia, que demonstram ter potencial, seja político, econômico ou militar, para transformar-se em uma superpotência no futuro.

Vários países têm sido considerados como parte do processo de se transformar em uma superpotência em algum momento do século XXI. Atualmente, apenas os Estados Unidos cumpre os critérios para ser considerado uma superpotência. Entre os mais citados estão a China,[3][4] a Índia,[5] a União Europeia,[6] a Rússia[7][8] e o Brasil.[9] No entanto, esse tipo de previsão não é perfeita. Por exemplo, na década de 1980, muitos analistas políticos e econômicos previram que o Japão acabaria por aderir ao status de superpotência, devido à sua enorme produto interno bruto (PIB) e um elevado crescimento económico naquela época.[10]

Brasil

Brasil

Flag of Brazil.svg

Brazil (orthographic projection).svg

 República Federativa do Brasil

Ver artigos principais: Economia do Brasil e Brasil e as armas de destruição em massa

O Brasil é um tema surgido em meio a seu contingente populacional e ao crescimento econômico do Brasil desde o Plano Real.[11] Tal consideração de superpotência emergente, em âmbito internacional, se insere no contexto em que, desde 2001, com a criação da expressão BRIC (acrônimo para Brasil, Rússia, Índia e China), o país passou a ser um importante ator no cenário mundial, canalizando vários investimentos. O Brasil é a décima segunda maior economia do mundo por PIB nominal[12][13] e a oitava por paridade do poder de compra.[14] Em 2008, o PIB real brasileiro atingiu a marca de 2,030 trilhões de dólares passando países como Canadá, Itália e Reino Unido e se aproximando da França.[15] O Brasil é o maior detentor de bacias de águas doce do mundo e possui a 9ª maior reserva de petróleo do mundo após a confirmação em novembro de 2007, na bacia de Santos, do estoque do pré-sal que vem sendo estudado desde os anos 1980. Suas reservas econômicas internacionais estão na cifra de 335 bilhões de dólares.[16] O real se consolidou como uma moeda forte e de intensa atuação na zona latino-americana. É um dos maiores fomentadores de atividades (fora os países desenvolvidos) nos continentes americano e africano através do BNDES e empresas públicas e privadas.

Possui empresas de abrangência mundial nos campos petrolífero, exploração mineral, construção de aviões, siderurgia, engenharia, telecomunicações, máquinas elétricas, alimentos e bebidas o que lhe oferece razoável vantagem em penetração comercial em diversos continentes. O Brasil é uma das nações G4, que buscam assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU. O Brasil possui a sexta maior reserva de urânio e já o enriquece a um grau de 3,8% e 4% e pretende aumentá-lo para a 6%.[17] O Brasil possui a sétima maior população do mundo e também a quinta maior extensão de terra do mundo. O Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta, contando com cerca de 18% da biota global (2), um litoral de mais de 7.000 km, que permite um fácil escoamento da produção para o oceano Atlântico através dos vários portos existentes no país, e uma diversidade climática que propicia variada produção agrícola e industrial.

O Brasil nunca passou por um momento histórico que o obrigasse a se militarizar, exceto durante a Guerra do Paraguai, sempre tendo boas relações com todos os países, mas este quadro tende a mudar devido ao objetivo do Brasil de obter um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU. Oficialmente o país não possui ogivas nucleares, mas é o único país da América Latina que domina o uso da energia nuclear[carece de fontes]. Outrossim, conforme citado acima, o Brasil possui a 6ª maior reserva de urânio do mundo, sendo o enriquecimento desta substância necessário para a fabricação de armas nucleares, tendo já a tecnologia necessária para a construção delas. Os gastos do Brasil com as forças armadas chegam a 24 bilhões de dólares(2015), possuindo um dos 15 maiores orçamentos militares do planeta. O país também possui um dos maiores exércitos do mundo, a maior aeronáutica e marinha da América Latina.[18]


birrabiju: pt.wikipedia
birrabiju: .o
birrabiju: rg
birrabiju: /wiki/Superpot%C3%AAncia_emergente
birrabiju: esse endereço
birrabiju: e que nao deu para escrever tudo mais nesse endereço que eu mandei fala tudo
birrabiju: que bom que eu te ajudei
birrabiju: pesquisa que vai dar uma redaçao muito boa
birrabiju: qualquer duvida so me chamar
Perguntas interessantes