História, perguntado por bieldm, 10 meses atrás

URGENTE, QUESTÕES SOBRE EGITO ANTIGO. PRECISO PARA HOJE!

1. Apresente um painel geral da Mesopotâmia protodinástica, relacionado-o com a
Epopeia de Gilgamesh.

Textos básicos:
LIVERANI, M. Antigo Oriente. Capítulo VI.
Epopeia de Gilgamesh

2. Compare o império de Acádia com a III dinastia de Ur.
Textos básicos:

LIVERANI, M. Antigo Oriente. Capítulos VIII e IX.
LEICK, G. Mesopotâmia. A invenção da cidade. Cap. IV (Acádia) – Ver anotações de aula do
seminário.

3. O período paleobabilônico, em especial a Babilônia de Hamurabi, apresenta mudanças importantes em relação aos períodos anteriores. Explicite tais mudanças no âmbito social e econômico, destacando o código de Hamurabi.

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
1

Olá,

1) A Mesopotâmia protodinástica é o período da região que abrange de  2900 a. C. até 2334 a. C, sendo também conhecido como o período dinástico arcaico, onde também temos o período dos povos sumérios.

Durante esse período formaram-se várias cidades e nos poucos registros da época verifica-se que houve muitos conflitos territoriais entre elas. Já a Epopeia de Gilgamesh foi compilada no século 7 a.C sendo que ela remonda ao período protodinástico, instituindo uma mitologia e várias lendas sobre a época.

2) O Império de Arcádia foi o primeiro estado semita na Mesopotâmia, sendo que ele surgiu no terceiro milênio antes de Cristo. Sob a liderança de Sargão ele nasce em 2.334 a.C. Em 2.154 a.C o império ruiu sob o domínio dos gútios, que foram por sua vez derrotados por uma dinastia de Ur.

Então temos uma conexão cronológica, sendo que a Terceira Dinastia de Ur surge em  2112 e dura até 2004 a.C sendo que ela pode ser considerada uma continuação do império de Arcádia.

3) O período paleobabilônico, em especial a Babilônia de Hamurabi apresenta mudanças significativas, principalmente em função do estabelecimento de uma administração pública, além de uma legislação, que deu origem ao famoso Código de Hamurabi, não sendo mais apenas a vontade do rei uma fonte de justiça, e sim documentos escritos.

Abraços!

Perguntas interessantes