URGENTE QUERO AGORA UM RESUMO SOBRE O IMPÉRIO BZANTINO
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Império Bizantino, que também ficou conhecido como Império Romano do Oriente, foi uma das organizações políticas mais importantes e duradouras do mundo antigo e medieval, já que durou de 395 a 1453 d.C. A história do império bizantino começou com a fundação da cidade de Constantinopla sobre o que havia sido até então Bizâncio – uma antiga colônia grega, fundada em 657 a.C. O fundador de Constantinopla, Constantino, o Grande, filho de Constâncio Cloro, foi aclamado um dos imperadores romanos em julho de 306 d.C., após a morte de seu pai, Constâncio Cloro. No Império Bizantino havia a prática de adoração de imagens e ícones religiosos, o que era visto por alguns cristãos como prática herética (pois configuraria idolatria), assim como o culto a uma série de santos que não faziam parte do conjunto "oficial" de santos da Igreja de Roma. Quando a cidade bizantina foi tomada pelos turcos otomanos liderados pelo sultão Mehmed II, O fim do Império Bizantino ficou muito mais próximo, foi ai que aconteceu, em 1453, com a derrubada de Constantinopla pelos turco-otomanos. Marcou também o encerramento da Idade Média e o início da Era Moderna.
Espero ter ajudado!!!
Resposta:
Olá Andressa!
Explicação:
De acordo com o site Estudo Prático :
A formação do Império Bizantino foi gradual e longa, e teve seu começo mais acentuado no governo de Constantino, no Império Romano.
Durante o governo de Constantino, o Império Romano atingiu um tamanho territorial que despertou grande interesse de diversos povos. Justamente por isso, o império vivia sendo atacado, principalmente pelos bárbaros.
Depois de Constantino, o imperador que assumiu o trono do Império Romano foi Teodósio, que manteve diversas ideias de Constantino.
Quando Teodósio morreu, essas batalhas estavam em profunda tensão, e a solução foi dividir o Império Romano em Império Romano do Ocidente e Império Romano do Oriente. Quem assumiu o poder de cada império foram os filhos de Teodósio: Honório e Arcádio.
Os ataques também implicaram numa realocação da sua capital, que antes era Roma, para Bizâncio (uma colônia grega fundada em 657 a.C.). Essa mudança visava a proteção do seu poder e a manutenção de um forte comércio marítimo.
Quando o Império Romano se dividiu em dois, o Império Romano do Oriente também era chamado de Império Bizantino, porque a sua capital, Constantinopla, foi erguida sobre a antiga cidade de Bizâncio.
Constantinopla era uma cidade portuária que tinha acesso aos mares que iam para Europa e para o Oriente, e tinha como fortificação uma muralha que existe até hoje, que foi construída ente 400 e 450 d.C., com mais de 2 metros de largura, que circundava toda a capital do Império.
O seu entorno era povoado pelos povos árabes, que depois da morte do líder religioso Maomé, começou um processo intenso de expansão do território islâmico.
Conquistar Constantinopla fazia parte desse processo de expansão, e durante mais de 50 dias, os mulçumanos atacaram, sem interrupção, a muralha de Constantinopla, que resistiu sem grandes alterações.
Em maio de 1453 os árabes protagonizaram o evento que chamamos de Grande Cerco contra a capital do Império Bizantino, e essa foi invadida e derrubada pelos turco otomanos.
Espero ter ajudado! Bons estudos e boa sorte!