Filosofia, perguntado por thaynavieira20p9isu9, 7 meses atrás

Urgente!

Quando se inicia a atitude filosófica em uma pessoa? Explique:​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielyqn
2

Resposta:

A Atitude Filosófica possui como ponto de partida a negação do comum e o questionamento. Dizer não aos hábitos e costumes para só depois de passar pelo crivo da razão, afirmar ou concordar com algo. Negar as certezas do senso comum é o primeiro momento do método proposto pela filosofia.

Explicação:


thaynavieira20p9isu9: Obrigada!
Respondido por micaellyhoracio
1

Resposta:

O espanto

O espanto é considerado o ponto de partida para uma atitude filosófica. A partir do espanto, o ser social deixa de ser indiferente à sua realidade, as ações e os acontecimentos geram o espanto e impulsionam uma atitude crítica, racional, contestadora e problematizadora.

Aristóteles foi um dos primeiros a defender a origem da filosofia a partir do espanto do ser social, da estranheza e da perplexidade em relação aos acontecimentos da natureza, do universo e da vida. Para Aristóteles, o espanto é o ponto de partida para a formulação de perguntas críticas e racionais e, consequentemente, para a busca por respostas e soluções que possam minimizar ou solucionar definitivamente as questões que geram dúvida, incômodo e desconforto.

Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa

A dúvida

A dúvida também é elemento essencial para a construção da filosofia. É preciso que o filósofo duvide de todos os conceitos, todas as verdades e todas as imposições sociais. O filósofo não deve naturalizar os conhecimentos, deve problematizar tudo que é posto e apresentado.

Se não houver dúvida, não será possível repensar e discordar do que já está estabelecido. Sem a dúvida, não se reformula o conhecimento filosófico baseado na racionalidade, já que todas as respostas e teorias deixam de ser questionadas.

Explicação: espero ter ajudado

Perguntas interessantes