História, perguntado por Usuário anônimo, 10 meses atrás

URGENTE!!! Qual a importância do desastroso conflito com a Rússia para a continuidade do processo de expansão territorial do império napoleônico? Qual o destino político de Napoleão após esse combate ?

Soluções para a tarefa

Respondido por bruno3452
50

A batalha pela Rússia realizada por Napoleão foi um desastre já que o inverno russo foi rigoroso e como os soldados napoleônicos não eram tão acustumados ao frio como os russo eram acabaram perecendo pelo cansaço. Napolão pagou caro pela sua ambição.

O desastre deu ânimo para que os povos europeus dominados por Napoleão atacassem a França e forçassem a abdicação do imperador, que em 1814 foi preso e enviado para o exílio na ilha de Elba, na costa da Itália.

Em março de 1815, porém, Napoleão fugiu de Elba e retornou à França, onde foi aclamado pela população e recuperou o poder, conseguindo reunir cerca de 124 mil homens para formar um novo exército. Alarmadas, as potências que o haviam derrotado uniram-se novamente e começaram a concentrar tropas perto das fronteiras francesas.

Decidido a enfrentar seus inimigos, Napoleão marchou para a Bélgica, onde chegou a vencer tropas prussianas dois dias antes de sofrer a derrota final em Waterloo, que encerrou seu novo reinado, conhecido como “Os 100 Dias”.


Ele não foi capturado ao final da batalha, mas em Paris o Parlamento forçou sua abdicação, ocorrida em 22 de junho de 1815. Enviaram-no para a distante ilha de Santa Helena, a quase 2 mil quilômetros do litoral sudoeste da África. Ali, Napoleão morreu em 5 de maio de 1821, aos 51 anos de idade, de causas controversas – há quem diga que o motivo da morte foi um câncer no estômago, mas existem suspeitas de que o mais famoso general francês tenha sido envenenado.


Perguntas interessantes