História, perguntado por maduh00773, 9 meses atrás

urgente !!!

qual a diferença entre os primeiros teatros e o teatro cortês da Inglaterra ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por kaylanefigueiredo678
0

Resposta:

Home curiosidades

curiosidades

A história do teatro na Inglaterra

Por Clarissa Donda - 02/10/2017 0

Como eu havia contado aqui, estou fazendo um curso de capacitação para ser um guia Blue Badge, a certificação mais alta aqui do Reino Unido para guia de turismo. E por causa dele, aulas, palestras e debates espetaculares, e às vezes acontece de eu sair de uma palestra ansiosíssima, doida para contar para alguém o que eu aprendi.

E uam das coisas que eu percebi nesse curso, logo no início, é que eu estou tendo um enorme privilégio em fazer esse fazer esse curso e por aprender tanta coisa interessante – e eu aprendi que, quando a gente recebe um privilégio desse, há que se compartilhá-lo. E por isso, esse blog também seria um pouco desse espaço para eu dar vazão a essa vontade.

Página do livro “Show your Work”, do Austin Kleon, que é curtinho, bom de ler e que bate lindamente nesta tecla de dividir o que se aprende!

E uma das aulas que me deixou absolutamente embasbacada foi uma aula que tive sobre história do teatro na Inglaterra. Foi o máximo porque o professor foi sensacional (ele já foi diretor, dramaturgo e ator no National Theatre e no Royal Opera House aqui de Londres #apenas). Mas também porque a aula foi sobre política, sobre comportamentos, sobre religião, sobre arte e sobre censura – e eu não tive como não me pegar fazendo um paralelo com a mesma discussão que anda acontecendo espinhosa e explosivamente no Brasil nesses últimos dias.

Mas se os ânimos no Brasil andam muito acirrados para discutir essas questões, nada como mudar de assunto e ver o que aconteceu de parecido nos outros países, com outra distâncias e em outro tempo, para daí tirar as lições que você quiser. Ou não.

Para mim, ficou a lição de tentar transformar uma aula dessa em um tour. Não sei ainda como fazer – mas conto assim que conseguir!

A história do Teatro na Inglaterra

Como não podia deixar de ser, uma aula de história do teatro inglês só poderia começar com Shakespeare – que foi “o cara”, e o primeiro exemplo no teatro de que o que acontece nos palcos está diretamente conectado à vida que acontece fora deles. O dramaturgo inglês escreveu mais de 37 peças, 400 sonetos, revolucionou a língua inglesa, expôs os amores e as mazelas humanas e ajudou os ingleses a expiarem juntos o passado dos seus reis e do seu país. Num tempo em que os gênios culturais da Europa restringiam suas artes às elites, Shakespeare criava o teatro para qualquer pessoa que conseguisse pagar alguns centavos. E elas conseguiam: o primeiro Globe, o teatro construído pela companhia dele, tinha capacidade para 3 mil pessoas, talvez o primeiro entretenimento de grande público depois das arenas romanas.

Com a vantagem de que, ao menos em comparação com as arenas romanas, com Shakespeare morria muito menos gente no espetáculo.

Mas se Shakespeare foi isso tudo, parte foi devido ao seu enorme talento, mas também porque o momento era propício. A Inglaterra estava entrando num momento de ascensão econômica por conta das navegações, e a Elisabeth I estava reinando linda e absoluta. A frota naval inglesa havia dado um olé na Armada Espanhola, e o reino inglês estava em paz com o resto da Europa e consigo mesmo: tudo isso, junto com o teatro, contribuiu para fazer germinar o princípio de um orgulho nacional, uma coisa razoavelmente inédita naquela época. Importante ressaltar, porém, que Shakespeare pode até ter sido o mais famoso, mas ele não estava sozinho: na esteira dele havia todo um movimento de importantes dramaturgos como Christopher Marlowe, Ben Johnson, George Chapman, entre outros, que fizeram do início dos 1600s os Anos Dourados do teatro, como os ingleses dizem até hoje.

Tudo andava muito bem até 1642, quando todos os teatros ingleses foram fechados por ordem do Oliver Cromwell, que era um cara puritano e sisudão. Daí dali a pouco rolou uma guerra civil, que por sua vez fez rolar a cabeça do rei Charles I e o Oliver virou o chefe da bagaça toda. A partir de então ficou proibido ter rei, ir ao teatro, rir, contar piada, praticar esportes e vestir qualquer coisa que não seja preto, porque sabemos que tudo isso arrasta a gente para a lascívia e pecado.

Teatro, do grego θέατρον (théatron), é uma forma de arte em que um ator ou conjunto de atores, interpreta uma história ou atividades para o público em um determinado lugar. Com o auxílio de dramaturgos ou de situações improvisadas, de diretores e técnicos, o espetáculo tem como objetivo apresentar uma situação e despertar sentimentos no público. Também denomina-se teatro o edifício onde se desenvolve esta forma de arte, podendo também ser local de apresentações para a dança, recitais, etc.

Perguntas interessantes