URGENTE!!!!
Quais os riscos do Igualitarismo descritos por Alexis de Tocqueville?
Soluções para a tarefa
Tocqueville se esforça em mostrar que a igualdade é o fundamento maior da democracia, em uma percepção igualitária das relações sociais. O fenômeno democrático não pode ser dissociado do processo de igualização das condições: a igualdade representa o elemento dominante das sociedades modernas.
Entretanto, para Tocqueville, igualdade e liberdade apresentam um aparente paradoxo para a constituição da sociedade democrática existente na configuração que permite que os homens, em situação de igualdade, possam, pela similaridade que os identifica, especular, julgar e pressupor que todos possuem conhecimentos parecidos, o que, consequentemente, leva-os a validar o princípio de verdade segundo o qual a verdade encontra-se do lado da maioria deles.
O problema é que esse processo pode evoluir para um modelo sociopolítico no qual prevaleça algum tipo de tirania, que pode se materializar na forma de uma "tirania da maioria" ou do despotismo democrático representado pelo "poder tutelar" de um Estado centralizador.
E para Tocqueville, a tirania da maioria e o poder tutelar estão relacionados ao que podemos chamar de uma "degeneração" do ideal de igualdade nas sociedades democráticas, degradada em uniformidade e homogeneidade.
Bons estudos!