História, perguntado por kajskaiansmslajanak, 4 meses atrás

URGENTE!!!!!

Quais foram as consequências da Revolução Russa no Brasil?

20 pontos.

Soluções para a tarefa

Respondido por ProfAdrianoLeres
1

Resposta:

A revolução Russa instituiu a primeira experiência do que chamamos na História de Socialismo Real. Para isso, o comunismo se fazia muito presente na História como um todo em suas variadas vertentes. Em 1917 (Quando da Revolução Russa) já se fazia presente no Brasil diversas correntes de contestação e resistência articulada pelos Anarquistas, trazidos ao Brasil por imigrantes. Outra influência podemos destacar a criação do partido comunista brasileiro, em 1922, que apesar de ser colocado na clandestinidade, reivindica até hoje o fato de ser um dos partidos mais antigos do Brasil. É possível traçar o paralelo com a História de Carlos Prestes, Orga Benário, inclusive o fato histórico conhecido como intentona comunista.

Explicação: Se te ajudei, me ajude a subir de nível, dando o like e as 5 estrelinhas.


kajskaiansmslajanak: obrigado
isabrangeldeassis: nada
Respondido por isabrangeldeassis
1

Agitação política

Os levantes na Rússia repercutiram ao redor do mundo. As primeiras informações sobre as duas revoluções chegaram ao Brasil, porém, truncadas. "Havia censura aos despachos das agências internacionais devido à Primeira Guerra. Então isso chega com uma série de informações falsas", conta Claudio Batalha, historiador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ele ressalta que a cortina de desinformação foi gerada, entre outros motivos, pelo temor de que uma revolução semelhante pudesse ocorrer no Brasil.

Em 1917, os impactos da Primeira Guerra eram sentidos no mundo inteiro. Apesar de o Brasil não ter sido palco do conflito, a população também sofria com o aumento dos preços de alimentos e aluguéis, longas jornadas de trabalho que superavam 12 horas por dia e salários defasados.

A partir de junho daquele ano, uma série de greves, reivindicando redução dos preços, melhores condições de trabalho e aumento salarial, tomou conta do país. O primeiro movimento ocorreu em São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Porto Alegre e diversas cidades de Pernambuco.

Partido comunista

Apesar de assustar conservadores, a Revolução Russa, devido ao seu sucesso, entusiasmou movimentos operários e anarquistas no Brasil e chegou a ser saudada durante comícios da greve em Porto Alegre. Inicialmente, diante da falta de informações sobre os acontecimentos na Rússia, o levante distante causou a união das correntes de esquerda brasileiras.

O primeiro partido comunista brasileiro foi formado em 1919, integrado por anarquistas e comunistas. A partir do início da década de 1920, essas correntes começaram a se distanciar, e os anarquistas passaram a ver de forma mais crítica os acontecimentos na Rússia, marcados pela repressão e centralização do poder.

Após o distanciamento do anarquismo, em 1922, foi fundado no país um partido comunista nos padrões europeus. Durante grande parte de sua história, a legenda agiu na ilegalidade, devido a proibições impostas por governos federais. Nos períodos de legalidade, o partido, no entanto, nunca conquistou peso político suficiente para chegar ao poder.


kajskaiansmslajanak: obrigado
isabrangeldeassis: nada
ProfAdrianoLeres: Cópia de internet, cuidado.
Site: www dw com/pt-br/os-ecos-da-revolu%C3%A7%C3%A3o-russa-no-brasil/a-40791959
isabrangeldeassis: n entendi
ProfAdrianoLeres: Não é legal entregar como respostas textos copiados de sites sem dar o devido crédito, sem citar a autoria do texto original.
isabrangeldeassis: melhor você cuidar da sua resposta, eu sei mt bem oq eu coloquei na minha e como eu elaborei para apresentar a resposta...
Perguntas interessantes