URGENTE!!!!!
Quais as novas definições do termo Ideologia que surgiram na atualidade? Explique cada um:
Soluções para a tarefa
Resposta:
O termo ideologia, em sua gênese, no início do século XIX, designava um estudo científico das ideias, como elas se formam e que fenômenos incidem para isso, pesquisa empreendida pelo pensador Destutt de Tracy.
No mesmo período histórico, Karl Marx cunhou uma conceituação crítica do termo ideologia, designando-o como uma falsa consciência sistematizada da realidade social, política e econômica, cujo objetivo é perpetuar a dominação da classe burguesa sobre trabalhadores por meio do falseamento da realidade.
Leia também: Contexto histórico e autores envolvidos no surgimento da sociologia
O que é ideologia?
A palavra ideologia foi usada pela primeira vez por Antoine Destutt de Tracy (1754-1836), filósofo francês, em seu livro Fundamentos da ideologia (1801-1815), publicado em quatro volumes quando estava exilado em Bruxelas. O Conde de Tracy havia participado da Revolução Francesa, mas não apoiou o governo que se formou posteriormente (o de Napoleão Bonaparte), o que o impeliu a sair da França.
Para ele, ideologia era uma ciência das ideias, aqui consideradas num sentido amplo, de estados de consciência, de percepções sobre si e o ambiente. As ideias seriam fenômenos naturais resultantes da interação entre o ser vivo e a natureza. Em seu estudo sobre a formação das ideias, apontou a percepção, a memória, a vontade e a razão como elementos determinantes nesse processo. Seu pensamento influenciou o positivismo de Auguste Comte.
O imperador Napoleão Bonaparte, em contraposição a Destutt, considerava sua conceituação de ideologia como uma forma de oposição ao seu governo. Em discurso perante o Conselho de Estado em 1812, ele deu ao termo ideologia o sentido de ilusão, chamando os opositores ao seu governo de metafísicos, cujas ideias não tinham conexão com a realidade histórica.
Marx, assim como Napoleão, era crítico à concepção de Destutt. Para Marx, os ideólogos promoviam uma subversão entre a realidade e o pensamento, submetendo aquela a este, isto é, invertendo a relação, de modo que os fatos se adequassem às ideias, e não as ideias aos fatos.
Explicação:
...
Resposta:
a resposta acima está correta