URGENTE.⚠️
Produzir um poema de cordel sobre a situação que o país enfrenta com a pandemia Coronavírus.
Soluções para a tarefa
Resposta: SÓ UMAS COISAS CASO VOCÊ QUEIRA TIRAR ALGUMAS IDEIAS
Explicação:
Cordel do Coronavírus" é de autoria de Tião Simpatia, cordelista e repentista que aprendeu a ler e escrever no município de Granja, interior do Estado, justamente a partir da literatura que divulga hoje para o mundo. A mais recente produção textual sob sua pena é bastante direta: prevenção é o remédio para o combate do que nos assola atualmente. Com muita engenhosidade e senso crítico, porém, os versos ultrapassam essa questão.
"O objetivo do cordel, para além de esclarecer sobre a doença, é um convite às pessoas para fazerem uma reflexão sobre a vida, sobre o que realmente importa", explica o autor.
Resolvi fazer essa abordagem do ponto de vista poético, lúdico. É um pouco do que estou aplicando na minha quarentena, aproveitando não só para escrever e ler, mas também provocar essas reflexões na sociedade".
Tião é perspicaz: inicia descrevendo a Covid-19 "como um rastilho de pólvora" que se espalha pelo mundo e provoca o pânico. E então, estrofe a estrofe, vai somando mais camadas. Questiona-se, por exemplo: "Mas quando ficar em casa/ Não for uma opção?/ O jeito é entregar a Deus/ E pedir Sua proteção". Igualmente, faz um oportuno casamento de cuidados externos e internos. "Lave as mãos com álcool em gel,/ Ou com água e sabão!/ Também faça uma limpeza/ Na alma e no coração".
"A própria mensagem do cordel diz do desafio para combater o corona e outros males. Porque, na minha opinião, a sociedade está acometida por vários deles, bem mencionados no texto. Inclusive, torço pra que essa crise passe logo, mas pretendo levar a mensagem adiante mesmo quando ela acabar", idealiza.
Ruas e avenidas vazias, restaurantes e lanchonetes fechados, praias e parques habitados apenas pela natureza. Tem pouco menos de uma semana que o Brasil se tornou outro País devido à pandemia de coronavírus. É tempo de ficar em casa, resguardando-se da doença, cuidando de si e dos seus. Para muita gente, é verdade, tem sido desafio grande: estar confinado pode ser peleja. Mas a nova criação em versos de um poeta popular cearense bastante atento ao redor vem para dar novo sentido ao cenário.