História, perguntado por biahmodestto, 4 meses atrás

URGENTE!! Preciso até 12:25


6. Leia as frases a seguir: 
  
[...] acabar com a escravidão não nos basta; é preciso destruir a obra da escravidão. (O Abolicionista - 1883) 
  
[...]  Se for eleito, não separarei mais duas questões: a da emancipação dos escravos e a da democratização do solo. Campanha Abolicionista no Recife · 1885 (Joaquim Nabuco) 
  
Assinale a afirmativa que interpreta corretamente as duas frases:
a) Na visão de Joaquim Nabuco, a abolição da escravatura garantiria aos negros o acesso a terra e aos direitos sociais, eliminando a desigualdade.
b) Na perspectiva do autor, descendente de negros, apenas a abolição representaria o fim dos males que atingiam os negros escravos no país
c) Nas duas frases, o autor defende o fim da escravidão e a luta contra os problemas sociais dela decorrentes como a posse da terra e a exclusão.
d) Na primeira frase, o autor nega a extinção da escravidão, pois esta ação seria insuficiente para resolver os problemas vivenciados pelos negros.

Soluções para a tarefa

Respondido por Userpublic
0

No texto, Joaquim Nabuco defende um projeto político sobre como deveria ocorrer o fim da escravidão no Brasil, no qual optava pela via legalista de libertação.

Cristovam Buarque defende a ideia de que a abolição da escravidão não acaba com os efeitos da escravidão, tanto que esses efeitos persistem há mais de cem anos. A escravidão parte do pressuposto de que alguns homens são inferiores aos outros, por isso, podem ser escravizados. A educação excludente, privilegia alguns em detrimento de uma maioria, não só parte do mesmo pressuposto como ainda o confirma.

RESPOSTA CORRETA: C

Perguntas interessantes