Português, perguntado por esmoraesfreire, 4 meses atrás






URGENTE PRA AMANHÃ
•Como definirmos ética?
•A ciência, a ética e a filosofia
•Ciência e ética nos dias atuais
•O que é ciência?
•Alguns dilemas éticos e a ciência
·        O Aborto
•·        Transfusão de sangue em pacientes de certas religiões
•·        Questão dos alimentos transgênicos



Elabore uma produção textual respondendo à questão acima. ​

Soluções para a tarefa

Respondido por quesinha520
1

Resposta:

•Como definirmos ética?

A Ética é um ramo da filosofia que lida com o que é moralmente bom ou mau, certo ou errado. As palavras ética e moral têm a mesma base etimológica: a palavra grega ethos e a palavra latina moral, ambas significam hábitos e costumes.

•A ciência, a ética e a filosofia:

Ética e ciência, esta discussão necessita previamente passar pela concepção filosófica de “ser humano”, ‘ética’ e ‘ciência’. Na perspectiva existencialista, o homem é um ser capaz de autodeterminação, ou seja, ser sujeito do conhecimento e da ação. Em consequência, no campo ético, tudo aquilo que tira ou diminui essa dimensão de sujeito é considerado violência. Por sua vez, a ciência moderna ocidental contém em si um amplo projeto de dominação: da natureza, de si mesmo e do outro. Portanto, uma ciência ética só é possível a partir de uma nova postura diante da própria ciência e dos valores da sociedade.

•Ciência e ética nos dias atuais:

A ética é uma característica própria a toda ação humana, tendo como objetivo facilitar a realização das pessoas. A ciência envolve investigação e busca pela verdade. Na ciência temos a ética como suporte para não haver erros, pois a responsabilidade faz parte da ética e é fundamental no meio cientifico.

•O que é ciência?

Ciência refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas. Este artigo foca o sentido mais estrito da palavra.

•Alguns dilemas éticos e a ciência:

Tudo feito on-line, sem burocracia e de forma rápida). A ética da automação e igualdade de acesso para pessoas de diferentes níveis de renda são apenas algumas das difíceis questões éticas, legais e políticas que precisam ser abordadas em torno dessa tecnologia.

O Aborto:

De maneira genérica, o abortamento (ou aborto) consiste na anormal interrupção do processo de gravidez. Trata-se, pois, de evento em que ocorre a morte do fruto da concepção (ovo, feto ou embrião) com ou sem sua expulsão do organismo materno.

Transfusão de sangue em pacientes de certas religiões:

Nesses casos, mesmo com risco de morte, as pessoas que fazem parte da religião cristã testemunhas de Jeová recusam, total ou parcialmente, tratamentos que envolvam transfusão de sangue, dependendo de sua convicção individual e do fracionamento do sangue a ser recebido.

Questão dos alimentos transgênicos:

Um dos pontos debatidos é que os transgênicos poderiam gerar problemas de alergia a longo prazo. ... Quando a questão em análise é o meio ambiente, os transgênicos também são severamente atacados, pois o uso de sementes resistentes a pragas pode levar as ervas daninhas e herbívoros à resistência.

Elabore uma produção textual respondendo à questão acima.

O surgimento dos alimentos transgênicos (OGM’s) significou uma verdadeira revolução nos meios de produção no campo. Essa técnica possibilita a modificação do DNA de um organismo de acordo com as características que se deseja obter. Entretanto, ainda há dúvidas em torno das consequências que o consumo de alimentos alterados geneticamente pode causar a sociedade e ao meio ambiente.

A maioria das vantagens dos transgênicos já é reconhecida: melhoria na qualidade do produto, aumento da produção e maior resistência ao ataque de pragas. Por esses motivos, pode-se afirmar que esse método é uma das formas mais modernas e eficazes de se otimizar uma produção. O Brasil está em segundo lugar como produtor de OGM, sobretudo com a soja modificada da qual o país é o maior exportador do mundo. Por isso, o uso desse mecanismo tem uma expressiva importância para a economia agroexportadora nacional.

Em contrapartida, é notório que os possíveis prejuízos dos OGM são ocultados por parte da sociedade científica e, principalmente, pelas grandes empresas agrícolas. No Brasil, uma lei que determinava que a obrigatoriedade da indústria alimentícia em sinalizar nas embalagens se o produto obtivesse seu material genético modificado foi derrubada em 2015 pela Câmara dos Deputados. Tal fato contribui para que, através da omissão desse dado, o consumidor esteja sujeito a comprar um alimento sem ter conhecimento sobre as consequências que podem causar-lhe.

A fim de atenuar essa problemática, cabe ao Ministério da Agricultura fiscalizar se há de fato danos ao meio ambiente, avaliando o solo e a biodiversidade regularmente de regiões onde há o uso de OGM’s. Além disso, os consumidores devem ter a garantia por lei de saber se o alimento é transgênico para que, dessa forma, eles possam avaliar se desejam fazer uso de tal produto ou não. Por fim, a Organização Mundial da Saúde, com o auxílio dos países que fazem o uso da transgenia, precisa investir em grandes pesquisas para cessar os questionamentos em torno dos efeitos do uso dessa técnica.

Explicação:

.


esmoraesfreire: obgd :)
quesinha520: dnd:)
esmoraesfreire: mulher tu me salvou
quesinha520: foi mulher que bom né que eu te salvei
Perguntas interessantes