Filosofia, perguntado por gasesnobes, 9 meses atrás

URGENTE PRA AGORA


O Iluminismo é a saída do homem de um estado de menoridade que deve ser imputado a ele próprio. Menoridade é a incapacidade de servir-se do próprio intelecto sem a guia de outro. Imputável a si próprios é esta menoridade se a causa dela não depende de um defeito da inteligência, mas da falta de decisão e da coragem de servir se do próprio intelecto sem ser guiado por outro. Sapere aude! Tem a coragem de servires de tua própria inteligência!(Immanuel Kant, 1784.)Esse texto do filósofo Kant é considerado uma das mais sintéticas e adequadas definições acerca do Iluminismo.Justifique essa importância comentando o significado do termo “menoridade”, bem como os fatores sociais que produzem essa condição, no campo da religião e da política.​

Soluções para a tarefa

Respondido por liviatimbo20
2

Resposta:

Letra E. Todas estão corretas.

Explicação:

O iluminismo valorizava o conhecimento advindo da razão como pilar fundamental para o progresso humano. Nessa fase, houve a separação das ideologias da igreja e a razão.

Respondido por Xopis
4

Resposta:

De acordo com Kant, o termo menoridade refere-se “à incapacidade de servir-se do próprio intelecto sem a guia de outro”, ou seja, a incapacidade do pensamento de se desenvolver fora de um quadro de restrições institucionais representadas, por exemplo, pela Igreja e pela religião. No final do século XVIII, no contexto do Iluminismo e do processo revolucionário francês, a Igreja perde influência e ascende o Estado leigo, criando-se assim as condições sociais para a superação da “menoridade”.

Explicação:

Kant era um pensador iluminista que defendia a razão, nesse contexto, ele acreditava que a igreja católica era um impedimento para a evolução da razão porque ela limitava a prática da ciência e filosofia. Depois da idade média e humanismo, veio o iluminismo que criticava duramente a idade média e o antigo regime (monarquia absolutista).

A menoridade no texto significa que o homem não tinha condições de pensar, ele era limitado, por isso menoridade. Menoridade é usado hoje como menor de idade, ou seja, uma pessoa dependente (menor de 18 anos) dos responsáveis (pais), aqui é um homem que depende da igreja para saber o que ele deve ou não pensar.

Perguntas interessantes