História, perguntado por juliasott, 9 meses atrás

URGENTE, POR FAVORRR

A respeito do Poder Moderador, qual era o seu papel institucional no período imperial, e como D. Pedro II, Imperador que mais tempo esteve a frente do poder durante o regime monárquico, o utilizou?


gglima250: da´um ok nas estrelinhas,por gentileza

Soluções para a tarefa

Respondido por gglima250
3

Resposta:

O Poder Moderador era um dos poderes que constituíam as instituições do Império Brasileiro (1822 a 1889). No Brasil, o Império foi construído como forma de harmonizar as tradições políticas conservadora e liberal, então vigentes nas tradições monárquicas de origem europeia após a queda do Império Napoleônico em 1815. O Poder Moderador coexistia com os poderes legislativo, judiciário e executivo, formando, assim, um quarto poder.

Explicação:

O exercício desse poder era conferido apenas ao imperador, que tinha o objetivo de “vigiar a Constituição” e “harmonizar” os outros poderes, como pode ser visto na definição que a Constituição Imperial de 1824 fornece em seu artigo 98: “O Poder Moderador é a chave de toda a organização política e é delegado privativamente ao imperador, como chefe supremo da nação e seu primeiro representante, para que incessantemente vele sobre a manutenção da independência, equilíbrio e harmonia dos demais poderes políticos.”


juliasott: obrigadaaa
Perguntas interessantes