URGENTE POR FAVOR TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO “As revoluções burguesas influenciaram na cientificidade do pensamento sociológico, no final do século XVIII, apresentando várias interpretações dos problemas sociopolíticos da época. Destaca-se Max Weber (1864-1920) como importante sociólogo alemão, que indicou a ação social como objeto de estudo da Sociologia, partindo do princípio de que o indivíduo é o núcleo da análise histórico-comparativa dessa ciência. Somente ao indivíduo cabe definir as intenções e as finalidades de seus atos.” Diante dessa constatação, apresente, e explique uma situação que caracterize o conceito de ação social em Weber
Soluções para a tarefa
A Ação Social é um conceito que Weber estabelece para as sociedades humanas e a essa ação só existe quando o indivíduo estabelece uma comunicação com os outros. ... Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam.
A Ação Social expressa, para Weber, o conjunto das sociedades humanas. Tal ação pressupõe comunicação e interação com os outros.
Na visão de Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das ações sociais e fazê-lo encontrar os nexos causais que as determinam.
Para Weber, o poder político equivale-se ao domínio e à violência. Assim sendo, o sociólogo analisa as ações humanas na sociedade e como a relação de poder funciona.
O poder surge quando as vontades humanas querem se impor e, assim, os mais fortes dominam os mais fracos à medida que, na sociedade, há camadas de usuários legítimos do poder. Em primeiro lugar, o Estado. O Estado detém de todo poderio e possui, legitimamente, o uso do poder cunhado em força e violência.
De acordo com Weber, há a dominação tradicional, assentando-se na crença divina e nas tradições e costumes culturalmente aceitas na sociedade. Há a dominação carismática, muito usada por políticos, a fim de ascenderem ao poder, convencendo e sendo influência na vida dos indivíduos.
Há a dominação burocrática ou legal, que são autoridades legítimas por meio das leis e dos regimentos sociais através do mando e da obediência.
Link: brainly.com.br/tarefa/43697281