URGENTE
Ponta de areia ponto fina
Da Bahia-Minas estrada natural
Que ligava Minas ao porto ao mar
Caminho de ferro mandaram arrancar
Velho maquinista com seu boné
Lembra o povo alegre que vinha cortejar
Maria fumaça não canta mais
Para moças flores janelas e quintais
Na praça vazia um grito, um ai
Casas esquecidas viúvas nos portais.
A composição musical Ponta de Areia, de Milton Nascimento retrata o contexto histórico
A)da transferência da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro, em decorrência do desenvolvimento da mineração, provocando a crise da economia açucareira nordestina, devido à ausência de apoio governamental.
B)da crise da mineração, na época colonial, devido, fundamentalmente, à falta de meios de transportes que possibilitassem o escoamento da produção aurífera da região mineradora para o exterior.
C)da repressão portuguesa à Inconfidência Mineira, movimento separatista de características abolicionistas, através de uma política de isolamento da região, buscando evitar seu contato com outras capitanias da colônia.
D)do apogeu da economia cafeeira que, ao deslocar o eixo econômico para São Paulo, provocou a migração em massa de trabalhadores para o Oeste Paulista, acelerando a crise da economia mineradora.
E)da decadência do sistema ferroviário brasileiro, resultante da falta de apoio governamental, que passou a investir prioritariamente nas estradas rodoviárias, a partir do governo de Juscelino Kubitschek.dada a figura abaixo a figura ab é
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta
Letra E - Decadência do sistema ferroviário
Explicação:
Ao longo do poema, percebe-se frases que inferem o decrescimento da popularidade de Minas, tais como "Caminho de ferro mandaram arrancar" (Referindo-se aos trilhos); "Maria fumaça não canta mais" (Referindo-se ao abandono das linhas ferroviárias).
Perguntas interessantes
Matemática,
6 meses atrás
Química,
6 meses atrás
Geografia,
6 meses atrás
Artes,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás