URGENTE. PLIS. É PARA UMA AVALIAÇÃO IMPORTANTE.
Leia os textos a seguir e responda a questão abaixo:
[…] Nos fins da razão, é a razão que se toma a si mesma como fim. Há, pois, interesses da razão, mas além disso, a razão é o único juiz dos seus próprios interesses. Os fins ou interesses da razão não são julgáveis nem pela experiência nem por outras instâncias que permaneçam exteriores ou superiores à razão. Kant recusa de antemão as decisões empíricas e os tribunais teológicos[…] (DELEUZE, Gilles. A filosofia crítica de Kant)
[…] os objetos do conhecimento objetivo não aparecem por si mesmos, mas eles devem ser trazidos à luz pelo sujeito (transcendental). Por isso eles não podem mais ser considerados como coisas que existem em si, mas como fenômenos. Com a mudança do fundamento da objetividade, a teoria do objeto, a ontologia, passa a depender de uma teoria do sujeito, de modo que não pode mais haver uma ontologia autônoma. O mesmo vale para a teoria do conhecimento. ( HOFFE, Otfried. Immanuel Kant).
Ambos os autores analisam o pensamento do filósofo Immanuel Kant. Assim, de acordo como o que foi lido e com a modernidade de Kant, a análise dos trechos expressa:
a) os pressupostos teológicos de Kant na tentativa racionalista de provar a existência divina, opondo-se a Agostinho.
b) um resmo da revolução copernicana kantiana como base para as premissas relacionadas à crítica da razão.
c) a união do neoplatonismo de Plotino às teorias de Kant em relação ao conhecimento dos objetos e o mundo das ideias.
d) a ruptura da filosofia de Kant em relação ao pensamento escolástico tomista medieval, impossibilitando a união entre fé e razão.
e) as teorias da ética kantiana, tendo por sustentação o chamado imperativo categórico apoiado na filosofia cristã.
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vou pesquisar mais sobre isso,só um minuto
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