URGENTE PFVVV
Nariz, consciência sem remorsos, tu me valeste muito na vida... Já meditaste alguma vez no destino do nariz, amado leitor? A explicação do Doutor Pangloss é que o nariz foi criado para uso dos óculos, — e tal explicação confesso que até certo tempo me pareceu definitiva; mas veio um dia, em que, estando a ruminar esse e outros pontos obscuros de filosofia, atinei com a única, verdadeira e definitiva explicação.
Com efeito, bastou-me atentar no costume do faquir. Sabe o leitor que o faquir gasta longas horas a olhar para a ponta do nariz, com o fim único de ver a luz celeste. Quando ele finca os olhos na ponta do nariz, perde o sentimento das coisas externas, embeleza-se no invisível, aprende o impalpável, desvincula-se da terra, dissolve-se, eteriza-se. Essa sublimação do ser pela ponta do nariz é o fenômeno mais excelso do espírito, e a faculdade de a obter não pertence ao faquir somente: é universal. Cada homem tem necessidade e poder de contemplar o seu próprio nariz, para o fim de ver a luz celeste, e tal contemplação, cujo efeito é a subordinação do universo a um nariz somente, constitui o equilíbrio das sociedades. Se os narizes se contemplassem exclusivamente uns aos outros, o gênero humano não chegaria a durar dois séculos: extinguia-se com as primeiras tribos.
[...]
ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponível em: . Acesso em: maio 2017. Fragmento.
O fragmento é predominantemente ____________ e tem a finalidade de ___________________. Quais palavras completam corretamente as lacunas?
descritivo – mostrar uma cena
narrativo – contar uma história
descritivo – narrar acontecimentos
argumentativo – discutir ideias e opiniões
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
acredito que seja a última opção,parece fzr mais sentido
Perguntas interessantes
Informática,
6 meses atrás
Biologia,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás